[weglot_switcher]

Moody’s melhora perspetiva da SATA para “positivo”

A SATA é a quarta empresa a passar de “estável” para “positivo”, sendo que nos últimos dias, a Brisa, a Infraestruturas de Portugal e a Comboios de Portugal também viram a sua perspetiva alterar-se. 
15 Agosto 2019, 12h02

A Moody’s melhorou a classificação da perspetiva da SATA Air Açores S.A de “estável” para “positivo”, anunciou a própria agência de notação financeira na quarta-feira, 14 de agosto. Esta é a quarta empresa do Estado português a ver a sua posição revista em alta, depois da Moody’s ter anunciado a melhoria da perspetiva de Portugal.

A revisão destas perspetivas surgem agora que a Moody’s se encontra a atualizar a posição em relação às empresas do Estado português.  Além da mudança de perspetiva, a Moody’s confirmou o rating “Ba1” de 65 milhões de euros, sem garantias reais, que vence em 2028, emitidas pela SATA.

O rating de 65 milhões de euros está em linha com o rating de emissor de longo prazo dos Açores (ou seja, o Estado), algo que, segundo a própria agência, “proporciona uma garantia incondicional e irrevogável de capital e juros agendados”, sendo que “os termos da garantia são suficientes para a substituição do crédito”.

A SATA Air é uma das seis companhias aéreas detidas pela SATA, que tem sede em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. “Estas empresas desempenham um papel importante no fornecimento de acessibilidade para aqueles que vivem nas ilhas”, esclarece a Moody’s. “Tornou-se também um aliado inestimável no crescimento e desenvolvimento das actividades económicas e sociais nos Açores”, termina.

A SATA é a quarta empresa a passar de “estável” para “positivo”, sendo que nos últimos dias, a Brisa, a Infraestruturas de Portugal e a Comboios de Portugal também viram a sua perspetiva ser revista em alta.

Na última sexta-feira, 9 de agosto, a Moody’s anunciou a sua decisão de manter a notação da dívida soberana portuguesa em ‘Baa3’, mas subiu a perspetiva de “estável” para “positiva”, citando a queda contínua e mais célere do que esperado do peso da dívida pública e a possibilidade de mais melhorias na saúde do setor bancário do país.

https://jornaleconomico.pt/noticias/moodys-mantem-rating-de-portugal-em-baa3-mas-sobe-perspetiva-para-positiva-477481

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.