[weglot_switcher]

Morreu o empresário Manuel Fino (com áudio)

O empresário Manuel Fino morreu esta manhã no Hospital CUF em Cascais, apurou o Jornal Económico. Manuel Fino faria 99 anos no próximo mês de agosto.
  • D.R.
1 Junho 2023, 10h11

Morreu o empresário Manuel Fino, esta manhã no Hospital CUF em Cascais, apurou o Jornal Económico. O empresário que tinha a Investifino ficou conhecido por ter sido acionista do BCP, da Soares da Costa e da Cimpor. O empresário tinha 98 anos.

A sua intervenção na guerra de poder do BCP custou-lhe a insolvência, porque adquiriu as ações do banco com o financiamento da CGD. Foi o “investimento no BCP”, em 2007, que levou o grupo do empresário Manuel Fino à falência.

Os financiamentos ligados à compra de participações na cimenteira Cimpor, no banco BCP e na construtora Soares da Costa, fazem com que a Investifino tenha ficado a dever à Caixa 259 milhões de euros e por isso o empresário teve de entregar as ações da Cimpor à CGD. Em 2020 o banco estatal avança para tribunal para recuperar dívidas da Manuel Fino SGPS e da Investifino.

Manuel Fino foi um dos sete subscritores de várias propostas levadas à assembleia geral de acionistas do BCP, tendo ficado do lado de Paulo Teixeira Pinto na luta pelo poder no maior banco privado português. O “Grupo dos sete” pretendia retirar poderes a Jorge Jardim Gonçalves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.