[weglot_switcher]

Morreu Winnie Mandela, a “mãe da nação” da África do Sul

Winnie Madikizela-Mandela, a segunda mulher do antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu esta segunda-feira aos 81 anos.
2 Abril 2018, 15h15

Winnie Madikizela Mandela, ativista e segunda mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, morreu esta segunda-feira, vítima de doença prolongada. A notícia foi avançada pela sua assistente pessoal, que dá conta de que nos últimos meses Winnie Mandela “entrava e saía constantemente do hospital”.

Conhecida como a “mãe da nação” na África do Sul, mostrou-se incansável na luta pelos direitos da raça negra e fez campanha pela libertação do marido, líder da luta anti-apartheid, o que viria a acontecer a 11 de fevereiro de 1990. Esteve casada com Nelson Mandela durante mais três décadas, desde 1956 até 1992. Dois anos depois, Nelson Mandela viria a tornar-se o primeiro presidente negro do país.

“É com grande tristeza que informamos o público de que Winnie Madikizela Mandela morreu no hospital de Milkpark de Joanesburgo, esta segunda-feira, dia 2 de abril”, anunciou o porta-voz oficial da família, Victor Dlamini, num comunicado.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.