[weglot_switcher]

Move. Legaltech portuguesa vai ao Brasil mostrar tecnologia para facilitar contratação de estrangeiros

“Após o sucesso das políticas de atração de empreendedores e investidores, o desafio do ecossistema português hoje é trazer profissionais qualificados”, afirma o CEO, Renato Martins, que chega esta segunda-feira à Web Summit Rio.
1 Maio 2023, 20h00

A startup portuguesa Move, que criou uma tecnologia para serviços jurídicos relacionados com mobilidade internacional, vai estar na Web Summit do Brasil, que começou esta segunda-feira, a apresentar a plataforma digital Teo (Tech Expat Onboarding), destinada da tentar agilizar a contratação e regularização de profissionais estrangeiros em Portugal.

A legaltech lançou uma nova ferramenta para o mercado corporativo cujo intuito é apoiar as empresas a tratarem de toda a burocracia associada ao processo de recrutamento de um novo profissional de outro país. A ideia é facilitar tanto a seleção do candidato, como a contratação em si, a gestão e o onboarding (entrada na organização).

Como a Move foi uma das vencedoras do “Alpha”, o programa da Web Summit promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Startup Portugal, até quinta-feira estará na cimeira tecnológica do Rio de Janeiro. “Estar presente na Web Summit Rio, com o apoio da Startup Portugal, representa para a Move um grande passo na conexão entre a comunidade brasileira de recursos humanos de IT [Tecnologias da Informação] e empresas portuguesas que buscam talentos qualificados”, considera o CEO, Renato Martins.

A Move conta com cerca de cinco mil clientes em doze países da Europa, Américas, Médio Oriente e África, mais de 50 mil profissionais de TI ligados a esta comunidade e aproximadamente 2.500 profissionais de tecnologia estão inscritos na versão beta (inicial) da plataforma Teo.

A Teo faz a interação entre a empresa, o profissional e o Estado. Ao agregar o fluxo de informação e troca documental em apenas um local, o trabalho das empresas passa a ser apenas inserir os dados dos novos funcionários na aplicação digital. A partir daí, a equipa de especialistas da Move é acionada e passa a agilizar o processo de soft landing e onboarding dos candidatos, que poderá ser acompanhado em tempo real pelos clientes.

“O Teo é uma plataforma que facilita a conexão de talentos tech do Brasil e do mundo com Portugal. A ferramenta tem ajudado empresas portuguesas a ganhar tempo e agilidade na contratação de recursos estrangeiros”, explica Erika Santos, gestora de Negócio da Move, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.

Para o CEO, “após o sucesso das políticas de atração de empreendedores e investidores, o desafio do ecossistema português hoje é trazer profissionais qualificados para permitir que os projetos tecnológicos escalem e o país fortaleça a internacionalização de sua economia para a Europa e para o mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.