[weglot_switcher]

Mundial2018: É melhor para a seleção de Portugal ficar em primeiro ou em segundo lugar do Grupo B?

Rússia ou Uruguai nos oitavos-de-final? França ou Croácia nos quartos-de-final? Brasil ou Bélgica nas meias-finais? O alinhamento da fase final divide-se em dois quadrantes, com diferentes graus de dificuldade no caminho até à final. Vencer ou não o Grupo B poderá ser decisivo para as aspirações portuguesas, na senda do Campeonato da Europa de 2016 em que conseguiu evitar as seleções teoricamente mais fortes.
25 Junho 2018, 07h48

A caminho da última jornada da fase de grupos do Campeonato Mundial de Futebol, as seleções de Portugal e Espanha estão empatadas na liderança do Grupo B e os jogos contra o Irão e Marrocos, respetivamente, vão decidir o alinhamento final. À seleção de Portugal basta um empate frente ao Irão para garantir o apuramento para os oitavos-de-final, mas o primeiro lugar do Grupo B depende também do resultado alcançado pela Espanha frente a Marrocos. Nessa disputa aritmética, a diferença entre golos marcados e sofridos poderá ser decisiva, isto se Portugal e Espanha obtiverem o mesmo resultado (vitória ou empate) na terceira e última jornada. Mas quão importante será assegurar o primeiro lugar do Grupo B? E atendendo ao alinhamento da fase final, previamente sorteado, é preferível ficar em primeiro ou em segundo lugar?

Os apurados do Grupo B defrontam os apurados do Grupo A que, aliás, já estão confirmados: Rússia e Uruguai. Quando as seleções de Portugal e Espanha entrarem em campo amanhã, às 19h, já terão conhecimento sobre a classificação final do Grupo A, cuja última jornada se disputa mais cedo, às 15h. Ou seja, já saberão o resultado do jogo decisivo entre a Rússia e o Uruguai que vai definir o primeiro e segundo lugares do Grupo A. É preferível enfrentar a Rússia ou o Uruguai nos oitavos-de-final?

Teoricamente, o Uruguai é mais forte (e melhor sucedido em fases finais de grandes competições internacionais nos últimos anos)  do que a Rússia. Mas a Rússia joga literalmente em casa e demonstrou estar em grande forma nos dois primeiros jogos: 5-0 à Arábia Saudita e 3-1 ao Egipto. O jogo contra o Uruguai será o primeiro grande teste ao poderio russo, alicerçado na eficácia do médio-centro Aleksandr Golovin (candidato ao “11 ideal” do torneio, se a Rússia não for precocemente eliminada) e na criatividade do extremo-esquerdo Denis Cheryshev. Quanto ao Uruguai, a dupla de avançados-centro constituída por Edinson Cavani e Luis Suárez é temível, mesmo que não pareça estar a funcionar eficazmente nos estádios russos.

Em suma, tanto a Rússia como o Uruguai serão adversários difíceis. Pelo que talvez seja mais importante verificar o restante alinhamento da fase final. Se a seleção de Portugal ficar em primeiro lugar do Grupo B, depois de ultrapassar a Rússia ou o Uruguai nos oitavos-de-final teria que enfrentar o vencedor do jogo entre o primeiro do Grupo D (que será a Croácia) e o segundo do Grupo C (muito provavelmente a Dinamarca). Ou seja, o primeiro lugar do Grupo B aponta para um provável embate com a Croácia nos quartos-de-final. Na etapa seguinte, as meias-finais, os possíveis adversários ainda são uma incógnita, na medida em que os grupos E, F, G e H permanecem indefinidos.

No entanto, as dificuldades que a Alemanha terá para alcançar a liderança do Grupo F (ao México basta um empate na jornada final para conquistar o primeiro lugar) levam a crer que não ficará neste setor do alinhamento. Tal como o Brasil, se confirmar a liderança do Grupo E. Seriam assim dois colossos fora do putativo caminho de Portugal até à final. Outro elemento a ter em conta será a classificação final do Grupo G, com Bélgica e Inglaterra a disputarem o primeiro lugar (que deverá ser para os belgas). O segundo classificado desse grupo defrontará o vencedor do Grupo H (um dos mais imprevisíveis neste momento, com os favoritos Colômbia e Polónia em apuros depois de perderem os jogos iniciais contra o Senegal e Japão, respetivamente).

Ora, o segundo lugar do Grupo B colocaria Portugal no quadrante oposto, defrontando nos quartos-de-final o vencedor do jogo entre o primeiro do Grupo C (que deverá ser a França) e o segundo do Grupo D (Nigéria, Argentina ou Islândia). Ou seja, adversários potencialmente mais complicados do que a Croácia, embora a grande qualidade dos croatas seja indiscutível. E para as meias-finais estariam apontadas seleções de topo como o Brasil, Alemanha ou Bélgica (uma das equipas mais talentosas da competição, sublinhe-se). Teoricamente e de acordo com um cálculo de probabilidades, este quadrante seria mais difícil para as aspirações da seleção portuguesa em chegar à final.

Recorde-se que no Campeonato da Europa de 2016, após ter ficado no terceiro lugar do Grupo F (com três empates), a seleção de Portugal beneficiou da colocação no quadrante mais fácil da fase final, evitando os adversários teoricamente mais fortes (Alemanha, Itália, França e Inglaterra) até à final. Desta vez, no Campeonato do Mundo de 2018 em curso, apenas os dois primeiros classificados de cada grupo são apurados para a fase final. E ao contrário do que se verificou em 2016, o primeiro lugar na fase de grupos será mais favorável para a seleção de Portugal. Nesse sentido, importa vencer o Irão e superar a Espanha na diferença de golos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.