[weglot_switcher]

Musk, Branson e Bezos: A luta dos milionários pelo espaço

Elon Musk abriu uma nova era na indústria da exploração espacial. Os concorrentes têm planos para atacar o império do criador da Tesla no espaço.
6 Fevereiro 2018, 23h00

Elon Musk explicou como pretende colonizar o “planeta vermelho”. O plano gira à volta de um foguete grande — chamado BFR — que é capaz de levar uma nave espacial até ao espaço e de a deixar em órbita. Essa nave, capaz de transportar 100 pessoas, fica em órbita enquanto que o BFR regressa à Terra.

Hoje foi dado um passo gigante para alcançar esse objetivo. O Falcon Heavy tornou-se no foguetão mais poderoso de sempre a chegar ao espaço. O voo inaugural terminou com uma aterragem perfeita dos propulsores e a euforia no quartel-general da Space X, do empresário, foi impossível de esconder.
“É acreditar no futuro. E que o futuro seja melhor do que o passado. Não consigo pensar em nada mais excitante”, disse Musk no Congresso Internacional de Astronáutica, que decorreu em outubro do ano passado na Austrália.

A Space X, do milionário, pretende fazer 30 lançamentos no próximo ano. E tem ainda contratos com a NASA pelo valor de quase cinco mil milhões de dólares para transportar astronautas e material de logística para a Estação Espacial.

Concorrentes

A explosão da primeira nave da Virgin Galactic que causou a morte do copiloto, em 2014, provocou um atraso no calendário definido. No entanto, estão vendidas cerca de 700 viagens, a 235 mil euros cada uma, e Richard Branson apresentou no verão do ano passado a nave que promete concretizar o seu objetivo. No final de 2018 o milionário espera concretizar o sonho.

Branson começou a vender as suas viagens suborbitais – chegam à fronteira do espaço, a 100 km de altitude – em 2004. Depois de muitos testes, as viagens comerciais com passageiros estão prestes a começar. “Nunca conseguiremos construir suficientes aeronaves”, disse Branson em Hong Kong após a apresentação dos voos da Virgin Australia Holdings de Melbourne. “A procura é enorme”, acrescentou

O outro rival é Jeff Bezos, dono da Amazon. Depois de três voos não tripulados com êxito, prevê um primeiro voo com piloto este ano e as viagens turísticas a começar em 2018. Também a SpaceX anunciou a intenção de transportar dois turistas até à órbita de Lua no próximo ano. “Definitivamente há procura para os três”, afirmou Branson sobre os empresários concorrentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.