[weglot_switcher]

Fed “vai ser paciente” sobre aumentos, após manter taxas de juro inalteradas

Banco central norte-americano alterou a posição em relação ao percurso dos aumentos das taxas de juro, dizendo que irá ser paciente, tendo em conta os desenvolvimentos económicos e financeiros.
30 Janeiro 2019, 19h00

A Reserva Federal norte-americana manteve a taxa de juros de referência (federal funds rate) inalterada, em linha com as expetativas dos analistas. No entanto, a instituição liderada por Jerome Powell alterou a posição em relação ao percurso dos aumentos das taxas de juro dizendo que irá ser paciente, tendo em conta os desenvolvimentos económicos e financeiros, quando anteriormente apontava para aumentos graduais.

“À luz dos desenvolvimentos económicos e financeiros a nível global e as pressões ténues da inflação, o Comité vai ser paciente na determinação dos ajustamentos do intervalo alvo da federal funds rate que poderão ser apropriados para apoiar esses resultados”, refere o banco central norte-americano, em comunicado.

A instituição liderada por Jerome Powell sublinha que continua a considerar a expansão sustentada da actividade económica, as condições do mercado de trabalho forte e a inflação perto do objetivo de 2% estabelecido pelo Comité.

A federal funds rate continua fixada num intervalo entre 2,25% e 2,50%, anunciou o Federal Open Market Committee (FOMC), após a reunião de dois dias que terminou esta quarta-feira.

Na reunião de dezembro, o FOMC implementou o quarto aumento na federal funds rate em 2018, para um intervalo entre 2,25% e 2,50%. Nessa altura os membros do comité sinalizaram, através do dot plot (mapa de pontos que mostra as previsões das taxas de juros), que o banco central norte-americano pretendia fazer mais dois aumentos este ano.

No entanto, os riscos no sistema internacional, como o abrandamento da economia mundial, o nervosismo dos mercados financeiros e o shutdown governamental pode levar o banco central a adotar uma política mais flexível e cautelosa.

As atenções recaem agora sobre a conferência de imprensa de Jerome Powell, com os mercados expectantes sobre o tom adotado pelo presidente da Fed.

[Atualizada às 19h10]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.