[weglot_switcher]

Nacionalização do SIRESP: Costa garante que “acordo com a Altice está fechado”

Questionado por Assunção Cristas, líder do CDS-PP, sobre a “solução para o SIRESP” que estaria “por horas” (e “já passaram mais de 500 horas” desde essa afirmação do primeiro-ministro no Parlamento), António Costa acaba de garantir que “o acordo com a Altice está fechado”.
6 Junho 2019, 17h00

No último debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República, António Costa declarou que nas “próximas horas” seria encontrada uma solução para a dívida de 11 milhões de euros que o Estado tem para com o consórcio que gere a rede SIRESP. A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, questionou novamente o primeiro-ministro sobre o SIRESP, salientando que “já passaram mais de 500 horas”. Na resposta, Costa anunciou que “o acordo com a Altice está fechado”.

“A boa notícia é que o acordo com a Altice está fechado. Com a Motorola está relativamente fechado, faltando apenas duas questões de pormenor jurídico”, afirmou Costa, referindo-se a duas empresas que integram o consórcio. “Demorou mais horas do que queria, mas não houve nenhuma interrupção do sinal e os serviços têm funcionado plenamente, como funcionaram também no verão de 2018”, disse o primeiro-ministro.

Embora não tenha explicado em que consistem os acordos com a Altice e a Motorola, Costa deixou implícita a ideia de que a solução passa pelo controlo acionista do consórcio que gere a rede de comunicações de emergência e que, recentemente, ameaçou avançar com um apagão do sistema de redundância, caso não haja um pagamento do investimento efetuado. Ou seja, a solução para o diferendo consiste na aquisição da maioria do capital social do consórcio, onde o Estado já detém 33%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.