[weglot_switcher]

NASA vai deixar cair Estação Espacial no oceano Pacífico

A Estação Espacial Internacional (EEI) um projeto que foi trabalhado e desenvolvido junto com outras agências espaciais internacionais desde 2000, vai deixar de operar no final de 2030.
3 Fevereiro 2022, 14h12

A NASA publicou um relatório onde explica as suas intenções para remover a Estação Espacial Internacional da órbita da Terra, um processo que culminará com uma queda controlada da estrutura no oceano Pacífico.

A agência espacial norte-americana anunciou recentemente a extensão das operações na Estação Espacial Internacional até 2030, altura em que a manutenção da estrutura se tornará demasiado cara para manter.

Desta forma, o plano passa por ‘reformar’ a estação e, dado que a Estação Espacial Internacional é demasiado volumosa para arder na entrada da atmosfera, cairá no oceano Pacífico e afundar-se-á no Ponto Nemo. Este local, também conhecido como “cemitério espacial” costuma ser usado para descidas controladas de lixo espacial. De acordo com o Digital Trends, o processo acontecerá em janeiro de 2031.

A NASA encontra-se ainda a avaliar novas estruturas que possam servir como a sucessora da Estação Espacial Internacional. O objetivo passa por ter uma nova estação espacial em órbita até 2028, proporcionando assim uma presença contínua da humanidade no Espaço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.