[weglot_switcher]

NextEnergy Capital e Frequent Summer investem 18 milhões na Central Fotovoltaica de Paderne

O projeto tem uma capacidade de produção anual de 29,6 GWh de energia elétrica, que permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.
9 Setembro 2022, 20h09

A NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, e a Frequent Summer, empresa que se foca no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, inauguraram esta sexta-feira a Central Fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, num investimento de 18 milhões de euros.

O novo parque solar é composto por um total de 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp (megawatts-pico), distribuídos por uma área de cerca de 28 hectares. O projeto tem uma capacidade de produção anual de 29,6 GWh (Gigawatt/hora) de energia elétrica, que permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.

Até à data, a NextEnergy Capital possui investimentos em mais de 350 centrais solares, com potência de cerca de 2,5GW.

O NextEnergy Group, a que a empresa pertence, foi fundado em 2007 e desde então tem estado ativo no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares em diferentes países.

Em Portugal, iniciou a sua atividade em 2020, através do seu fundo internacional NextPower III, com a construção desta central que agora se torna no seu segundo projeto em operação no país.

Neste momento, o NextPower III tem outros dois projetos em construção em Portugal, com capacidade agregada de 250MWp. No total, o conjunto de todos investimentos que tem em curso vai permitir à empresa atingir uma capacidade instalada na ordem dos 300 MW (megawatt) em Portugal, revela a empresa.

A NextEnergy Capital é uma empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, fundada em 2007 e com sede em Londres, no Reino Unido. Atualmente, gere cerca de 3 mil milhões de dólares através de três veículos de investimento: dois fundos privados, NextPower III e NextPower UK, e um fundo de investimento cotado, NextEnergy Solar Fund Limited.

A Frequent Summer, participada pelo Grupo Asunim e Cardinal Flexível, “que constituem uma referência internacional na energia solar fotovoltaica”, tem a capacidade de “planear, projetar e desenvolver sistemas fotovoltaicos, eólicos ou de hidrogénio verde (H2V)”.

“Enquanto um dos principais impulsionadores de parques solares fotovoltaicos em Portugal, a empresa conta já com mais de 400MW desenvolvidos, uma capacidade que pretende continuar a aumentar”, lê-se na nota.

Com a recente aposta no desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde, a Frequent Summer diz que “pretende continuar a contribuir para um Portugal mais sustentável, amigo do ambiente e com tendência a diminuir a dependência de energia externa”.

“Portugal é um país com um elevado potencial de crescimento no que diz respeito à produção de energia solar. A Central Fotovoltaica de Paderne reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos. Desta forma, a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”, refere na nota Filinto Martins, Diretor‑Geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital).

Já José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, considera que “fazia falta a Albufeira um investimento desta natureza”.

“Esta central vai dar cobertura a oito mil fogos, tratando-se de uma energia que não polui, é renovável, limpa e silenciosa. Trata-se, por isso, de um bem maior, numa altura em que todos nos confrontamos com diversas áreas de combate, como a crise económica e as alterações climáticas, cujas repercussões vão da alimentação às dinâmicas sociais. Estou muito satisfeito com esta iniciativa e sobre esta Central Fotovoltaica nutro elevadas expectativas”, acrescentou.

“Devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma Central Fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este. Por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento”, afirma Rogério da Ponte, representante da Frequent Summer.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.