[weglot_switcher]

“Ninguém está acima da lei”. Conheça as reações de republicanos e democratas à acusação de Trump

Depois de Trump ter sido indiciado surgiram várias reações, mas é evidente que Trump continua a contar com o apoio dos republicanos.
10 Junho 2023, 09h29

Foi aberta um processo contra Donald Trump, acusando o ex-presidente de colocar em risco a segurança nacional do país por ter retido documentos confidenciais depois de ter deixado a Casa Branca em 2021. Depois de Trump ter sido indiciado surgiram várias reações.

Jack Smith, conselheiro especial na investigação do Departamento de Justiça dos EUA, referiu que “existem um conjunto de leis neste país e elas aplicam-se a todos”.

Por sua vez, Kevin McCarthy, presidente republicano da Câmara disse que “Joe Biden guardou documentos confidenciais por décadas”. “Eu, e todo americano que acredita no estado de direito, estamos com o presidente Trump contra esta grave injustiça. Os republicanos da Câmara responsabilizarão esse armamento descarado do poder”, sublinhou.

Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato à nomeação republicana aproveitou o momento para falar numa dualidade no que toca ao tratamento. “Há anos testemunhamos uma aplicação desigual da lei, dependendo da filiação política. Por que tão zeloso em perseguir Trump, mas tão passivo em relação a Hillary ou Hunter?”, questionou.

Do lado dos democratas, Hakeem Jeffries, líder democrata na Câmara afirmou que o “estado de direito é fundamental para a integridade de nossa democracia. Deve ser aplicado sem medo ou favor”. 

Mike Quigley, representante democrata, escreveu no Twitter que “ninguém está acima da lei. Nem mesmo Donald Trump”, 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.