[weglot_switcher]

No Porto, cinema ao ar livre em julho rima com “LUX”

O Cineclube do Porto retoma a programação de cinema ao ar livre nos jardins da Casa das Artes já este sábado, 9 de julho, com dois ciclos de cinema de entrada gratuita.
8 Julho 2022, 16h00

Desde 2015 que o Cineclube do Porto se associou a uma iniciativa do Parlamento Europeu para exibir na Invicta os filmes nomeados para o prémio LUX. E o que vem a ser isto do prémio LUX? Resumidamente, são filmes que devem a sua seleção à capacidade de sensibilizar para questões sociais e políticas atuais, envolvendo o público em debates sobre a Europa, especificamente sobre o que significa “uma Europa viva”, através de filmes europeus inspiradores.

Refira-se, a título de curiosidade, que o prémio é votado tanto pelos espetadores, como pelos deputados do Parlamento Europeu. Posteriormente, os filmes nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da União Europeia e exibidos em sessões gratuitas em todos os Estados-membros.

Destaque ainda para o programa “Noites de Boris”, que surgiu em 2016 e retoma este ano a exibição regular de curtas-metragens ao ar livre com duas sessões. Em foco estará o cinema português e o cinema de animação, numa edição que também celebra o retomar da parceria com a Casa da Animação.

Feitas as devidas “apresentações”, é tempo de consultar o programa deste ano – que decorre entre 9 de julho e 24 de agosto – nos jardins da Casa das Artes, no Porto, sendo que nesta edição irá apresentar uma seleção de filmes nomeados em anos anteriores, pela primeira vez numa sessão ao ar livre.

Programa LUX, FILMES NO JARDIM para o mês de Julho | sessões às 21h30

9 de julho: CARTAS DA GUERRA de Ivo Ferreira – Nomeado para o Lux Film Prize em 2016

16 de julho: MULHER EM GUERRA de Benedikt Erlingsson; Vencedor do Lux Film Prize em 2018

23 de julho: FLEE de Jonas Poher Rasmussen – Nomeado para o Lux Film Prize em 2021

NOTA: Esta sessão abre às 20h30 com DJ Set.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.