[weglot_switcher]

Nova SBE inaugura centro de formação dedicado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Escola de Carcavelos abre o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes em Portugal numa parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR).
4 Abril 2023, 14h18

A Nova SBE, em parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), inaugura o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) em Portugal, uma plataforma que proporciona oportunidades de formação e aprendizagem, destinadas, em particular, às autoridades locais e líderes da sociedade civil.

O Centro promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, através de atividades de capacitação, investigação e partilha de conhecimento e disponibiliza formação em sete áreas-chave: Economia Azul e Gestão Marinha, Transição Energética e Clima, Empreendedorismo e Inovação, Saúde, Paradoxos de Liderança, Migrações e Espaço.

O CIFAL de Cascais é o 30.º centro UNITAR no mundo e o único a disponibilizar formação nas áreas da Economia Azul e Gestão Marinha, Empreendedorismo e Inovação, Saúde e Migrações.

“A parceria com o CIFAL/UNITAR solidifica ainda mais o compromisso da Nova SBE com a promoção de um futuro melhor e mais sustentável, proporcionando um conjunto de oportunidades de aprendizagem e facilitando a partilha de conhecimento entre funcionários públicos e dirigentes com vista a fortalecer capacidades, melhorar o processo de tomada de decisão e incentivar o desenvolvimento sustentável”, salienta Pedro Oliveira, dean da Nova SBE.

Por seu turno, Nikhil Seth, secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas e Diretor Executivo da UNITAR, destaca:  “as questões prementes de desenvolvimento que a humanidade enfrenta exigem parcerias com instituições de alta qualidade para desenvolver soluções sustentáveis. As instituições académicas são um parceiro fundamental para a UNITAR, sem as quais não podemos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

De referir que no âmbito desta parceria, a Escola de Carcavelos  participou, recentemente, na criação da Water Academy, uma iniciativa colaborativa das Nações Unidas focada em formação inovadora e que junta executivos de empresas, instituições académicas e lideres de todo o mundo.

A UNITAR tem como missão capacitar indivíduos, governos e organizações para os desafios globais contemporâneos. Dados fornecidos pela organização referem que, entre 2019 e 2022, as suas ações formativas impactaram mais de 825 mil pessoas.

NOVA SBE INAUGURA PRIMEIRO CENTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE LÍDERES EM PORTUGA

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.