[weglot_switcher]

Nova unidade de gelo da Lota do Caniçal deve estar pronta até final de maio

O investimento chega a um milhão de euros. A capacidade de produção é de 20 toneladas de gelo por dia e 60 toneladas de armazenagem.
22 Maio 2021, 10h30

A nova unidade externa de gelo da Lota do Caniçal deve estar pronta até final de maio. O investimento chega a um milhão de euros. A capacidade de produção é de 20 toneladas de gelo por dia e 60 toneladas de armazenagem.

A Secretaria Regional do Mar e Pescas refere que a decisão política de avançar com esta nova unidade de produção de gelo, no Porto do Caniçal, para abastecer as embarcações de pesca, “teve por fundamento os constrangimentos cíclicos e a escassez de gelo, em especial no período alto da safra do atum, produzido nas infraestruturas do Caniçal”.

A mesma Secretaria Regional acrescenta que a opção por uma unidade externa “teve por base o facto de que a remodelação do fabrico de gelo interno (dentro das atuais infraestruturas), obrigaria a uma paragem do seu fornecimento, o que agravaria o problema, tendo a secretaria regional de Mar e Pescas optado por uma estrutura externa que servisse todos os propósitos, ou seja, capaz de fornecer gelo à lota, às embarcações e aos compradores de pescado”.

O projeto de Remodelação da lota do Caniçal – fase I tem 75% de comparticipação comunitária do custo total elegível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.