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Novo navio da MSC Cruzeiros saiu esta quinta-feira para o mar

O ‘MSC Seashore’, que será o maior navio da companhia, com 339 metros, bem como o maior e mais inovador já construído em Itália, foi agora transportado para a doca molhada de modo a permitir os trabalhos no seu interior, até à sua entrega, em Julho de 2021.
21 Agosto 2020, 13h51

Saiu esta quinta-feira, dia 20 de agosto, para o mar (‘float out’) o novo navio de cruzeiros da MSC Cruzeiros, o ‘MSC Seashore’, a partir do estaleiro naval da Fincantieri, em Monfalcone, Itália.

“Este é um marco importante na construção dos navios, pois é a primeira vez que o novo navio toca na água, possibilitando-o entrar na próxima fase de construção. O ‘MSC Seashore’, que será o maior navio da companhia, com 339 metros, bem como o maior e mais inovador já construído em Itália, foi agora transportado para a doca molhada de modo a permitir os trabalhos no seu interior, até à sua entrega, em Julho de 2021”, destaca um comunicado da MSC Cruzeiros.

Segundo esta nota, “o ‘MSC Seashore’ tornar-se-á no terceiro de um total de quatro navios da vanguardista e inovadora classe ‘Seaside’, seguindo o ‘MSC Seaside’ e o ‘MSC Seaview’, inaugurados em 2017 e 2019 respectivamente, e o primeiro de dois navios ‘Seaside Evo’, enriquecidos com espaços públicos com novo ‘design’, mais camarotes e com o mais alto rácio de espaços ao ar livre por hóspede de todos os navios da frota da companhia”.

“Mais de 65% do navio foi aperfeiçoado para fazer do ‘MSC Seashore’ uma evolução significativa relativamente aos seus navios irmãos”, acentua o referido comunicado.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, salienta que “o ‘float out’ sempre foi um dos momentos mais gratificantes para quem está envolvido na construção de um navio”.

“É também a ocasião para reforçar ainda mais o compromisso de todos, pois quando o navio toca o mar pela primeira vez, já foi feito muito trabalho, mas ainda há muito pela frente. Isto aplica-se ainda mais ao ‘MSC Seashore’, que se tornará no novo navio emblemático da MSC Cruzeiros: um navio vanguardista, que se concentra na inovação, tecnologia e ‘design’, e destacando a liderança da Fincantieri”, assinalou aquele resposável.

Para Giuseppe Bono, “a situação incerta que vivemos em todo o mundo junta uma importância ainda mais fundamental ao dia de hoje, o que é um bom presságio não apenas para a MSC Cruzeiros e para a nossa companhia, mas para toda a indústria de cruzeiros.”

Por seu turno, Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, garantiu que “estamos comprometidos com o nosso programa de novos navios, e com cada nova classe de navios vamos inovando e estabelecendo novos padrões na indústria”.

“O ‘MSC Seashore’ será de facto o maior e mais inovador navio de cruzeiros já construído em Itália, apresentando a mais recente e avançada tecnologia ambiental disponível actualmente. Será também um dos dois novos navios que vamos inaugurar em 2021, portanto, reforçando a nossa crença nas perspectivas de crescimento a longo prazo do setor – como foi também demonstrado pelo regresso aos mares do nosso primeiro navio no início desta semana, bem como com os investimentos feitos no nosso novo protocolo operacional de saúde e segurança, que já está a estabelecer um novo padrão para a indústria”, assinalou este responsável.

Segundo a MSC Cruzeiros, o ‘MSC Seashore’ incorpora a mais recente tecnologia ambiental.

“O navio terá uma arqueação bruta de 169.500 GT, capacidade para um máximo de 5.877 passageiros e será equipado com as mais recentes tecnologias de modo a minimizar a sua pegada ambiental”, explica a empresa.

Para os responsáveis da companhia, “o ‘MSC Seashore’ será equipado com um inovador sistema de redução catalítica selectiva (SCR) de modo a reduzir o óxido de nitrogénio em 90% e com um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) de última geração para tratar as águas residuais com uma qualidade muito alta onde o produto final tem um padrão melhor do que a maioria dos padrões de resíduos urbanos em terra por todo o mundo”.

“Estas características vêm juntar-se a outras tecnologias ambientais eficazes implementadas no ‘MSC Seashore’ e em toda a frota da companhia, de modo a minimizar e reduzir continuamente o impacto ambiental e garantir emissões de ar ainda mais limpas, incluindo sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) de última geração que removem 98% do óxido de enxofre das emissões dos navios; sistemas avançados de gestão de resíduos; sistemas de tratamento de água de lastro aprovados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos; a mais recente tecnologia em sistemas para prevenção de descargas de óleo das áreas de máquinas e várias melhorias de eficiência energética eficazes – de sistemas de recuperação de calor a iluminação LED”, avança o referido comunicado.

A MSC Cruzeiros recorda que tem neste momento uma encomenda de três navios movidos a LNG, um dos quais está atualmente em construção.

“O ‘MSC Seashore’ será também equipado com energia da costa para os navios, que permite a conecção de um navio de cruzeiro atracado à rede eléctrica do porto local, de modo a reduzir ainda mais as emissões atmosféricas. Esta característica está amplamente disponível em toda a frota da MSC Cruzeiros e tem sido um modelo em todos os novos navios da companhia desde 2017”, sublinha a empresa.

“No verão de 2021, os três navios da classe Seaside estarão a navegar juntos no Mediterrâneo Ocidental. Estes navios foram projetados para um clima mais quente, tornando-os perfeitos para a temporada de verão e para os hóspedes que desejam aproveitar o sol e as vistas deslumbrantes do oceano nesta popular região. O ‘MSC Seaside’ e o ‘MSC Seaview’ estarão a realizar os sempre actuais cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental, com embarque em Génova”, conclui o comunicado da MSC Cruzeiros.

 

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