[weglot_switcher]

Número de estrangeiros a trabalhar em Portugal diminuiu 31,7%

Entre os emigrantes a trabalhar em Portugal predominam as mulheres, a trabalhar no setor dos serviços de alojamento, restauração e retalho.
1 Setembro 2017, 11h24

O número de estrangeiros a trabalhar em Portugal caiu 31,7% para os 103 mil, nos últimos cinco anos, representando 2,2% do emprego em todo o país. A tendência de queda acompanha a redução do número de cidadãos estrangeiros a entrarem no país, que conheceu, no entanto, uma inversão no ano passado.

Segundo avança o ‘Jornal de Notícias’, em 2016, entraram em Portugal mais 24% de cidadãos de proveniência estrangeira em comparação com o ano anterior. Ao todo foram cerca de 46.921 os estrangeiros que rumaram a Portugal à procura de melhores condições de vida, mais nove mil do que em 2015. Os brasileiros lideram a tabela, seguidos dos franceses, italianos, ingleses e chineses.

“Portugal é hoje em dia um destino apelativo para profissionais qualificados oriundos de diferentes países. Esta tendência (e oportunidade) está muito relacionada com o investimento feito por diferentes multinacionais no nosso paíse pelo desenvolvimento orgânico de muitas empresas já estabelecidas em Portugal”, explicou o especialista em recrutamento da Hays, Mário Rocha.

Mais de um quarto dos estrangeiros a trabalhar em Portugal tinham profissões não qualificadas, mas registou um ligeiro crescimento dos trabalhadores estrangeiros qualificados. Entre os emigrantes a trabalhar em Portugal predominam as mulheres, a trabalhar no setor dos serviços de alojamento, restauração e retalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.