[weglot_switcher]

Número de vagas para empregos atinge níveis recorde nos EUA

Os maiores aumentos de vagas, em junho, foram registados em serviços profissionais e empresariais, comércio a retalho e serviços de hospedagem e alimentação.
9 Agosto 2021, 18h35

As vagas de emprego nos EUA atingiram um novo recorde em junho e as contratações também aumentaram, segundo revelou a administração de Joe Biden citado pela “Reuters”.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, as vagas de emprego aumentaram de 590 mil para 10,1 milhões no último dia de junho. Economistas consultados pela “Reuters” previam que as vagas de emprego subissem para 9,28 milhões em junho. A taxa de vagas subiu de 6,1% para 6,5%.

Os maiores aumentos de novas oportunidades de emprego, em junho, foram registados em serviços profissionais e empresariais, comércio a retalho e serviços de hospedagem e alimentação.

Tendo em conta os dados revelados, a “Business Insider” sublinha que pela primeira vez desde fevereiro de 2020, os EUA têm mais vagas de emprego do que trabalhadores disponíveis para aceitá-las. Os empregadores têm lutado para rapidamente recontratar os trabalhadores para acompanhar a recuperação da economia americana que ficou afetada pela pandemia e restrições.

Para o analista Henrique Tomé, o relatório relativo ao emprego nos EUA “acabou por se revelar uma grande surpresa”.

“Os mercados esperavam valores a rondar os 9,270 milhões de vagas em junho (face aos 9,209 milhões registados em maio). No entanto, os dados acabaram por ultrapassar as expectativas dos analistas e registaram a marca dos 10,073 milhões de vagas de emprego. Além disso, os dados de maio foram revistos em alta, de 9,209 milhões para 9,483 milhões. Com isso, a taxa das vagas para empregos aumentou para 6,5%”, sublinhou o analista.

Henrique Tomé destacou ainda que “as vagas de emprego aumentaram em vários setores, com os maiores aumentos a serem registados no setor dos serviços e empresariais (+227 mil), comércio de retalho (+133 mil) e hotelaria e alimentação (+121 mil)”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.