As empresas de hoje em dia precisam de estar online e acessíveis aos seus clientes e colaboradores em qualquer lugar e a qualquer momento.

É necessário acelerar a colaboração, promover a partilha de conhecimento, diminuir o time-to-market, contratar e usar talentos globalmente, enquanto garantimos o cumprimento dos processos e das melhores práticas em toda a organização. O escritório deixou de ser apenas um espaço físico onde os colaboradores trabalham durante o horário de trabalho.

Um Digital Workplace refere-se ao equivalente virtual do local de trabalho físico. Neste novo espaço tecnológico, consegue-se uma colaboração mais eficaz, existe uma aprendizagem contínua, uma maior autonomia dos colaboradores e um melhor desempenho da organização no geral.

Este local de trabalho virtual pode ser usado em qualquer lugar – seja em casa no escritório ou até em movimento – e em qualquer dispositivo, desde desktop a dispositivo móvel. Para a utilização deste tipo de ferramentas, é necessário abordar quaisquer desafios que uma organização possa enfrentar nas áreas de governance, conformidade e risco.

Um modelo de governance desenvolvido durante o processo de criação de um Digital Workplace ajuda a mitigar os riscos e potencia a conectividade e colaboração de um espaço de trabalho digital, móvel e ágil.

Para uma organização, este investimento representa uma redução dos custos operacionais e do time-to-market; uma maior agilidade e flexibilidade, que, por sua vez, gera mais inovação e uma melhor experiência do cliente.

Há ainda um aspeto essencial a ter em conta neste espaço de trabalho virtual que possibilita o trabalho remoto, que é o facto de potenciar o sentido de comunidade.

Num Digital Workplace, os funcionários ligam-se, colaboram, partilham ideias e continuam a realizar as suas tarefas normais. Nesta era das redes sociais, este posto de trabalho digital também é um lugar onde todos podem dar as suas opiniões, partilhar, comentar, gostar de posts e procurar colegas com conhecimentos ou interesses similares.

Mais do que “apenas” possibilitar o trabalho digital, o Digital Workplace moderno deve promover a cultura da organização e os laços sociais entre colaboradores. É importante para as empresas criar uma comunidade digital, porque é isso que as apoiará a longo prazo.

Para os colaboradores, isto significa um a melhoria de produtividade e eficiência, uma melhor experiência de utilização que leva a uma maior satisfação e comprometimento e facilita o feedback e a participação de todos. Por isso, investir num Digital Workplace é investir num futuro mais ágil, mais preparado para os desafios e capaz de se reinventar.