[weglot_switcher]

O que é o Blockchain e qual o impacto real no dia a dia?

Blockchain e Bitcoin são palavras cada vez mais utilizadas, mas sabe o que significam exatamente? Descubra aqui em que consiste esta tecnologia.
29 Julho 2022, 09h45

E se existisse um registo digital centralizado de todas as transações que faz online, em qualquer moeda ou país? E se este registo não estivesse nas mãos de um banco ou de uma autoridade central, mas sim nos dispositivos de milhares de utilizadores diferentes, mas acessível apenas a si? Pode parecer assustador, mas é neste princípio que assenta a tecnologia Blockchain, e que está a virar do avesso o mundo financeiro.

Descubra, neste artigo realizado pelo ComparaJá, o que é a tecnologia Blockchain, como funciona e quais as vantagens e riscos desta tecnologia.

O que é o Blockchain?

O Blockchain é uma tecnologia que rastreia e guarda informação, inspirada no método antigo dos livros-razão. Apesar de a ideia de um registo centralizado de movimentos financeiros não ser propriamente nova, é a forma como o faz que é revolucionária. Ao contrário de um livro-razão físico ou de um ficheiro de registo no computador, o Blockchain foi concebido para ser descentralizado e guardado em vários computadores, em simultâneo, e em total sincronização em todo o mundo.

Este facto torna a tecnologia Blockchain resistente a qualquer tentativa de sabotagem, como acontece frequentemente em transações comerciais físicas ou digitais. Assim, o sistema funciona como um livro de registos, mas inviolável e altamente eficiente, o que o diferencia dos bancos de dados convencionais.

O conceito de Blockchain é muitas vezes confundido com Criptomoeda ou Bitcoin mas, apesar de estarem relacionados, são diferentes. O Blockchain é a tecnologia que viabiliza a utilização de criptomoedas – e de muitas outras utilizações – e é também o que permite que estas moedas digitais sejam tão confiáveis.

Assim, o Blockchain permite registar transações de qualquer bem, como uma casa, um carro, terrenos, propriedade intelectual ou até criação de marcas, com riscos e custos significativamente mais reduzidos que o sistema tradicional. As informações são imediatas, partilhadas, invioláveis e completamente transparentes, o que gera maior confiança, eficiência e um mundo de novas oportunidades, e também alguns riscos.

Como funciona a tecnologia Blockchain?

Para compreender melhor como funciona a tecnologia de Blockchain, imagine uma folha de Excel que é duplicada várias vezes ao longo de uma rede de computadores ligados entre si. Esta rede é concebida de forma a atualizar essa folha de Excel sempre que são efetuadas alterações.

Agora, imagine que cada célula dessa folha é guardada no computador de um utilizador diferente que, apesar de o ter no seu dispositivo, não lhe consegue aceder. Para isso é necessária uma chave – uma password – a que só o dono do registo tem acesso e que desbloqueia todo o ficheiro.

Assim, cada parcela de dados contém alguma informação, mas não toda, que pode ser de qualquer tipo e que está ligado de forma cronológica a todas as outras. Quando uma nova informação é adicionada, é acrescentado um registo. E quando uma informação é alterada, também. Porque, com o Blockchain, nada se altera e nada se apaga. Apenas se acrescentam novas informações, mais atualizadas.

São estas características que tornam a informação praticamente indestrutível, porque os blocos encontram-se armazenados numa grande variedade de redes em todo o mundo e são transversalmente sincronizados. Mesmo que um ou outro computador se remova da rede, isso em nada afeta o sistema. Além disso, os blocos não podem ser apagados ou alterados, e novos registos apenas podem ser efetuados mediante um processo de validação.

Para garantir a segurança e integridade dos blocos, a tecnologia Blockchain conta com um mecanismo chamado “Proof-of-Work” (PoW), que designa um algoritmo que valida uma transação através da resolução de um problema matemático.

Coloca-se aqui uma questão importante: quem tem acesso às informações na Blockchain? Em teoria, a resposta é simples: são os próprios utilizadores que definem quais as informações que podem ser visualizadas e por quem.

Os seus registos são confidenciais e apenas são partilhados com membros da rede a quem especificamente atribuiu acesso. Mas, como em tudo o que envolve dados digitais, não há 100% certeza.

Quais são as vantagens da tecnologia Blockchain?

Apesar das muitas dúvidas e das reservas de pessoas como Bill Gates, o Blockchain tem várias vantagens e apoiantes de peso, como Elon Musk. Por um lado, a tecnologia Blockchain aumenta a confiança em transações financeiras. Todos os dias ocorrem, no mundo digital, fraudes comerciais, apropriação indevida de dados, adulteração de informações, entre outros cibercrimes.

A tecnologia Blockchain vem dar resposta solução a estes problemas e surgiu até no seguimento da crise financeira de 2008, em que a confiança no sistema financeiro foi posta em causa. Com o Blockchain, ninguém pode gastar a mesma moeda duas vezes ou alegar que fez um pagamento quando na realidade não o efetuou.

Os registos no Blockchain são imutáveis e não podem ser adulterados, nem mesmo por um administrador do sistema; quando é feita uma alteração, é acrescentado um novo bloco e a informação anterior continua visível e inalterada. Desta forma, é possível garantir que os registos são legítimos e íntegros.

Além disso, a tecnologia Blockchain torna os dados menos vulneráveis a ataques cibernéticos, que têm vindo a aumentar exponencialmente em todo o mundo, em quantidade e em sofisticação.

Como pode ser aplicada a tecnologia Blockchain?

As grandes marcas mundiais estão já a dar os primeiros passos na adoção da tecnologia Blockchain.

Por exemplo, nos serviços financeiros, a Blockchain revela-se essencial para proteger todo o tipo de transações, e também para acelerar aquelas que envolvem mais tempo de processamento. O facto de os dados serem invioláveis torna esta tecnologia muito atrativa para os sistemas governamentais, especialmente no combate a fraudes, lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos.

Além disso, o Blockchain previne falsificações, e é especialmente útil a nível legal na celebração de contratos e na gestão de propriedade intelectual. Em suma, há várias áreas da sociedade que podem tirar partido da tecnologia Blockchain, sejam cadeias de fornecimento, assistência médica, seguros ou telecomunicações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.