[weglot_switcher]

Observatório da Sucessão Empresarial avança e aprofunda formas de apoio

O Observatório para o tema da Sucessão Empresarial, criado pela Fundação AEP, já iniciou atividade. Na primeira reunião, ficaram definidas metas e estratégias para apoiar a sucessão familiar nas empresas portuguesas.
1 Fevereiro 2017, 07h20

O Observatório da Sucessão Empresarial é composto por um conselho, presidido por Luís Valente de Oliveira, em representação da Fundação AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, que integra vários empresários e gestores de empresas de diversos setores e dimensões, bem como, especialistas na área do direito e da economia.

Defendendo que as empresas familiares contribuem de uma forma decisiva para o PIB e para o emprego nacional, contudo, a taxa de sucesso na passagem de gerações é muito baixa e precisa de ser acautelada e apoiada, a Fundação AEP assinou, em dezembro de 2016, um protocolo com o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de incrementarem a investigação, a formação e o aconselhamento jurídico no âmbito da sucessão familiar na empresa.

Esta cooperação, em desenvolvimento no Centro de Estudos e de Investigação em Direito, sob coordenação de Rita Lobo Xavier, está enquadrada no projeto “Património, Family Governance, Sucessão Familiar na Empresa”.

Recorde-se que a sucessão empresarial é um tema a que a AEP se dedica há já vários anos. Em 2015, lançou o “Kit para a Sucessão Empresarial”, que funciona como uma “caixa de ferramentas” que pretende sensibilizar e agilizar o processo de sucessão nas empresas de cariz familiar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.