[weglot_switcher]

OE2020: Conselho de Finanças Públicas “endossa” previsões económicas do Governo

Organismo liderado por Nazaré da Costa Cabral explica que para 2020, comporta riscos descendentes, “tendo em conta a incerteza que persiste no panorama económico a nível internacional e a manutenção das tensões comerciais”.
  • Presidente do Conselho de Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral
17 Dezembro 2019, 01h22

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) “endossa” as estimativas e previsões macroeconómicas da proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), entregue esta segunda-feira no Parlamento.

“Para 2020, o perfil de manutenção do crescimento real considerado pelo MF [Ministério das Finanças] comporta riscos descendentes, tendo em conta a incerteza que persiste no panorama económico a nível internacional e a manutenção das tensões comerciais que têm sido prejudiciais para o crescimento dos principais parceiros comerciais de Portugal, aliados à vulnerabilidade da economia portuguesa a choques externos”, refere o organismo liderada por Nazaré da Costa Cabral, no parecer sobre a proposta do OE2020.

No cenário macroeconómico para o próximo ano, o Governo projeta um crescimento da economia de 1,9%, mantendo o ritmo de expansão previsto para este ano.

Para 2019, o CFP considera que “o cenário do MF afigura-se como o mais provável na evolução do PIB e da maior parte das suas componentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.