[weglot_switcher]

OE2022. Descontos nas portagens provocam quebra de 80 a 90 milhões de euros nas receitas da IP

Há ainda a registar uma quebra adicional de receitas da Infraestruturas de Portugal derivada do impacto da Covid-19 e da decorrente redução de tráfego.
13 Abril 2022, 19h38

Os descontos nas portagens das concessionárias que entraram em vigor no presente ano irão provocar uma quebra nas receitas da IP – Infraestruturas de Portugal entre 80 e 90 milhões de euros durante o exercício em curso.

“A redução das receitas estimadas, comparativamente com as previstas no ano anterior, decorre de dois fatores. Em primeiro lugar, e com maior impacto, do efeito resultante da entrada em vigor do novo modelo de descontos de portagens nas autoestradas designadas por ex-SCUT, (…), com um impacto estimado para 2022 de 80 a 90 milhões de euros”, esclarece o relatório do Orçamento do Estado para 2022.

O mesmo documento assinala que, em segundo lugar, prevê-se uma quebra adicional de receitas da IP devido aos impactos da pandemia de Covid-19 na redução do tráfego, “cuja recuperação para os níveis pré-pandémicos se estima agora ser mais lenta do que a projetada no orçamento anterior”.

“De notar que o efeito da redução estimada do tráfego vem compensado, embora numa pequena parte, tanto pela redução dos encargos com a remuneração por serviço das subconcessionárias quanto pela redução dos encargos com a remuneração do serviço de cobrança de portagens nas concessionárias ex-SCUT”, conclui o referido documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.