[weglot_switcher]

OE2022: Iniciativa Liberal quer que Governo privatize 50% da TAP

A IL tem uma proposta de alteração ao Orçamento que prevê “a alienação a grupo internacional privado de pelo menos 50% da participação social do Estado na Transportes Aéreos Portugueses”.
12 Maio 2022, 16h00

A Iniciativa Liberal tem uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que prevê a privatização de 50% da  TAP e a venda da empresa a um grupo internacional.

Na proposta de lei n.º 4/XV/1.ª para o OE2022 a IL propõe que o Governo empenhe “todos os esforços tendo em vista a abertura imediata de um concurso público para a alienação a grupo internacional privado de pelo menos 50% da participação social do Estado na Transportes Aéreos Portugueses”. De recordar que atualmente o Estado detém 92% da transportadora área portuguesa.

Os liberais recordam que “durante a campanha eleitoral, António Costa afirmou que o próximo Executivo estaria em condições de poder alienar 50% do capital, notando que “á há companhias interessadas em ficar com a transportadora aérea”.

Por sua vez, “Fernando Medina, em entrevista ao Público, afirmou que o modelo mais adequado para a TAP é o privado e que a TAP deveria ser preferencialmente inserida num grupo internacional privado de aviação. Mais recentemente foi também noticiado que o Governo Italiano pretende privatizar a ITA Airways, a empresa sucessora da transportadora Alitalia”, lembra a Iniciativa Liberal.

Tendo em conta que estão “previstos 3,2 mil milhões de euros em auxílios estatais à TAP”, para o partido liderado por João Cotrim Figueiredo “urge cessar o mais rapidamente possível com o desperdício de fundos públicos que esta nacionalização acarreta, salvaguardando-se os contribuintes portugueses de quaisquer outros encargos relativos a esta decisão imponderada e mal fundamentada de políticas públicas”.

Assim, a IL diz que “o Governo deverá encetar todos os esforços para proceder à alienação de 50% do capital da TAP, procedendo à abertura imediata de concurso público internacional para o efeito”.

A Iniciativa Liberal tem vindo, em diversas ocasiões, a defender a privatização da TAP. Durante a campanha e debates eleitorais João Cotrim Figueiredo mostrava uma cheque de 1200 euros que representava o que uma família de três pessoas pagava para manter a transportadora aérea portuguesa. Numa publicação feita nas redes sociais a 17 de janeiro, o porta-voz do partido garantiu: “Com a Iniciativa Liberal a TAP será privatizada e o dinheiro que ainda iria para lá será logo devolvido aos portugueses através da descida do IRS”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.