[weglot_switcher]

Ofertas de emprego ligadas ao 5G aumentaram para mais de oito mil

“Não são apenas os investimentos no 5G que as empresas estão a ponderar, pois também demonstraram interesse em investimentos em 6G e funções relacionadas”, diz a analista de mercado Sherla Sriprada.
17 Agosto 2022, 13h18

O número de vagas de emprego relacionadas com a rede móvel de quinta geração (5G) aumentou 65% em julho, em relação ao primeiro mês do ano, quando existiam 5.265 ofertas de trabalho disponíveis em mais de uma centena de empresas globais. No mês passado, o número de vagas cresceu para 8.667, de acordo com análise de mercado da GlobalData divulgada esta quarta-feira.

Os analistas estudaram o processo de recrutamento em 175 empresas e aperceberam-se também de que os empregos ativos aumentaram 46% ao longo desses sete meses e houve uma subida clara na procura por expertise em temas ligados à tecnologia 5G. Por exemplo, multinacionais como a Ericsson, a China Telecom, a Deutsche Telekom ou a American Tower endereçavam debates sobre investimentos e produção de 5G ainda para este 2022.

“No seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2022, a Ericsson discutiu investir 1,1 mil milhões de coroas suecas em capex e outras atividades de investimento, incluindo capacidade de produção 5G. A Deutsche Telekom mencionou que o capex em dinheiro (antes do investimento em espectro) aumentou em 0,4 mil milhões de euros para 4,7 mil milhões de euros, principalmente devido à construção em curso da sua rede 5G no segmento operacional dos Estados Unidos, onde o capex em dinheiro aumentou em 0,4 mil milhões de euros para euros 3 mil milhões”, exemplificou a analista Sherla Sriprada.

Segundo a especialista em Fundamentos de Negócios da GlobalData, “várias empresas de tecnologia estão a tentar contratar engenheiros para desenvolver casos de uso (use cases) de 5G”. “Para trabalhos como administração de rede, teste e desenvolvimento de software, as empresas provavelmente contratarão especialistas em áreas como desenvolvimento de infraestrutura, equipamentos, operações de rede e serviços de espectro”, diz, alertando ainda para o facto de o leilão do 5G na Índia ter terminado apenas no início de agosto, com a Reliance Jio como o principal licitante, juntamente com a Bharti Airtel, a Vodafone Idea e a Adani Group.

As empresas acima referidas não são casos únicos, como destaca a GlobalData neste estudo. A Apple também publicou anúncios de emprego para funções associadas aos protocolos 5G e está a querer recrutar mais um arquiteto de sistemas de RF (“Radio Frequency” ou frequência de rádio) para trabalhar na sede da dona do iPhone, em Cupertino (Califórnia) na investigação e definição de políticas de espectro 6G emergentes, casos de uso e tendências para redes de acesso de rádio para as próximas telefonias 6G.

Já a Nokia abriu um Laboratório de Incubação Industrial 5G no sul da Austrália e anda à caça de um(a) engenheiro(a) formado em tecnologia. Na Ericsson, um dos perfis que a empresa procura é a de programador(a) de software para ADP 5G, cujo trabalho passará por analisar o desenvolvimento do ambiente de container dos microsserviços, incluindo a adaptação aos requisitos comuns da Ericsson. É um cargo ligado ao novo departamento do 5G, o Application Development Platform (ADP).

“Não são apenas os investimentos no 5G que as empresas estão a ponderar, pois também demonstraram interesse em investimentos em 6G e funções relacionadas. Mais de 130 vagas de emprego foram publicadas entre janeiro de 2022 e julho de 2022 com base em 6G como pesquisa de título. Torna-se evidente ao olhar para os anúncios da Nokia para um arquiteto sénior de sustentabilidade 6G ou da Ericsson para engenheiro de investigação em antenas RF 6G”, afirma Sherla Sriprada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.