[weglot_switcher]

Oficial. FIFA e UEFA excluem clubes e seleção da Rússia de todas as provas internacionais

A decisão do organismo foi tomada numa reunião que decorreu esta segunda-feira juntamente com responsáveis da UEFA, da qual também resultou a exclusão do Spartak Moscovo da Liga Europa, mas também o fim da parceria da Gazprom com a UEFA.
  • EPA/PATRICK B. KRAEMER
28 Fevereiro 2022, 17h41

Agora é oficial. A FIFA e a UEFA decidiram excluir todos os clubes e a seleção da Rússia das competições internacionais. A decisão foi revelada em comunicado pelos dois organismos após uma reunião realizada esta segunda-feira, 28 de fevereiro.

Recorde-se que ontem a FIFA e a UEFA tinham anunciado que a Rússia iria disputar o playoff de acesso ao mundial deste ano no Qatar, mas com uma diferente designação. Com esta nova decisão os dois organismos excluem também o Spartak Moscovo, único clube russo que estava em prova na Liga Europa.

Desta forma, os alemães do RB Leipzig seguem diretamente para os quartos-de-final sem ter que disputar os dois jogos referentes aos oitavos-de-final da competição.

As medidas da FIFA e UEFA vão contudo, para além das quatro linhas, com a UEFA a colocar um ponto final válido para todas as provas, no acordo de patrocínio que mantinha com a empresa russa Gazprom, um dos principais patrocinadores da Liga dos Campeões.

“O futebol está totalmente unido e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes [Gianni Infantino FIFA e Aleksander Čeferin UEFA] esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, pode ler-se no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.