[weglot_switcher]

OMS decide se declara Monkeypox emergência internacional

A contagem de casos do atual surto fora da África superou os 3.000 infetados em mais de 40 países.
23 Junho 2022, 15h18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai decidir esta quinta-feira se declara a varíola dos macacos uma emergência de saúde global, de acordo com a “Reuters”.

Uma “emergência de saúde pública de interesse internacional” é o nível mais alto de alerta da OMS. A agência não declara pandemias, mas começou a usar o termo para descrever a Covid-19 em março de 2020. Para muitos governos, esse foi o momento em que começaram a tomar medidas reais para tentar conter a Covid-19.

Monkeypox não se espalha tão facilmente quanto a Covid e existem vacinas e tratamentos disponíveis, ao contrário do coronavírus quando surgiu. Ainda assim, a varíola dos macacos tem suscitado alarme.

A contagem de casos do atual surto fora da África superou os 3.000 infetados em mais de 40 países principalmente entre homens que fazem sexo com homens. Em Portugal a doença já atingiu os 328 casos.

A doença viral, que causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele, é endémica em partes da África. O continente registou pouco mais de 1.500 casos suspeitos desde o início de 2022, dos quais 66 foram fatais.

“Quando uma doença afeta os países em desenvolvimento, não é (aparentemente) uma emergência. Só se torna uma emergência quando os países desenvolvidos são afetados”, disse o professor Emmanuel Nakoune, diretor interino do Institut Pasteur em Bangui, República Centro-Africana que estuda casos de Monkeypox.

Apesar disso, Nakoune admite que se a OMS declarar uma emergência no caso da varíola seria um passo importante. “Se houver vontade política de compartilhar equitativamente os meios de resposta entre países desenvolvidos e em desenvolvimento cada país poderá beneficiar”, considerou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.