[weglot_switcher]

Onda de calor na Europa: incêndios florestais espalham-se de Portugal à Croácia

Portugal, Espanha, França e Croácia lutam para combater as chamas que estão a tomar conta da Europa, que ultrapassa uma onda de calor.
14 Julho 2022, 13h36

Os incêndios florestais têm-se espalhado um pouco por toda a Europa, mais especificamente em Portugal, Espanha, França e Croácia, queimando casas e ameaçando os meios de subsistência, devido à onda de calor, segundo a “Reuters”.

No distrito central de Leiria, em Portugal, bombeiros cansados lutam para controlar as chamas que se propagaram devido a ventos fortes. Imagens da área na quarta-feira mostraram fumo a escurecer o céu e a espalhar-se por uma rodovia, enquanto chamas lambiam ao redor dos telhados das casas numa pequena vila.

“Ontem foi um dia muito difícil”, admitiu o primeiro-ministro português António Costa ao participar à margem de uma reunião com o Instituto Nacional de Meteorologia (IPMA).”É absolutamente crucial evitar novos eventos porque leva ao esgotamento dos bombeiros e de todos os outros que estão a dar o seu melhor para controlar a situação”, acrescentou.

O incêndio mais preocupante foi perto da cidade de Pombal, onde na quinta-feira aeronaves e helicópteros atiraram água sobre chamas.

Do outro lado da fronteira no oeste da Espanha, um incêndio que começou na região de Extremadura na terça-feira e varreu a província de Salamanca, na região de Castela e Leão, forçando a evacuação de 49 crianças de um acampamento de verão na quinta-feira. Autoridades regionais espanholas disseram que mais de 4.000 hectares de terra foram queimados.

A agência meteorológica espanhola AEMET esperava que a onda de calor atingisse seu pico ainda nesta quinta-feira, com temperaturas que provavelmente excedem 44 Celsius em grande parte do sul da Espanha.

Na costa adriática da Croácia, aviões de combate a incêndios despejaram água sobre florestas em chamas, e tropas foram chamadas para ajudar os bombeiros a combater para conter três grandes incêndios florestais ao redor de Zadar e Sibenek.

Já no sudoeste da França, cerca de 1.000 bombeiros, apoiados por seis aviões de bombardeio de água, combatem dois incêndios florestais que começaram na terça-feira. “Os incêndios ainda não estão controlados”, referiu a autoridade local do departamento de Gironde.

O maior dos dois incêndios de Gironde aconteceu ao redor da cidade de Landiras, ao sul de Bordeaux, onde estradas foram fechadas e 500 moradores evacuados.

Paralelamente, outro incêndio decorreu ao longo da Costa Atlântica, perto da “Duna du Pilat” na área da Baía de Arcachon, acima da qual nuvens pesadas de fumo escuro foram vistas. Cerca de 6.000 pessoas foram evacuadas de cinco acampamentos ao redor na quarta-feira, e outras 60 pessoas na manhã desta quinta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.