[weglot_switcher]

ONU confirma que equipa sofreu ataque no sul da Colômbia

Um membro da Unidade para a Edificação da Paz ficou ferido.
7 Agosto 2017, 13h37

A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia confirmou que uma equipa com observadores, membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e da polícia, sofreu uma “emboscada” quando trabalhava na remoção de explosivos de guerrilha que estavam escondidos, segundo a informação veiculada pela EFE esta segunda-feira.

O grupo encontrava-se no município de Caloto, no departamento de Cauca, no sudoeste do país, quando o ataque aconteceu, revela a agência espanhola, notando ainda que um membro da Unidade para a Edificação da Paz ficou ferido, conforme confirmou a Missão da ONU num breve comunicado.

Depois de receber as armas de quase sete mil membros das FARC, a missão trabalhou no sentido de retirar o armamento e os explosivos de 779 pontos com a colaboração de membros dessa guerrilha e o das autoridades colombianas.

Após o ataque, o polícia ferido foi levado para um hospital em Cali. O resto da equipa saiu ilesa e foi transferida para uma das zonas transitórias de normalização (Zonas Veredales Transitorias de Normalización, ZVTN), onde estão os guerrilheiros das FARC dentro do processo de desmobilização.

A Missão da ONU na Colômbia tem um caráter político e não-militar, sendo que os polícias e militares internacionais que a integram andam desarmados e devidamente identificados com coletes azuis e o emblema do organismo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.