[weglot_switcher]

ONU seleciona cinco apps portuguesas

A World Summit Award Mobile 2016 é uma iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas. Anúncio dos Global Champions está agendado para a primeira semana de março.
6 Fevereiro 2017, 18h30

O World Summit Award Mobile (WSA-mobile) foi criado em 2010 e realiza-se de dois em dois anos. É uma iniciativa mundial das Nações Unidas que pretende premiar aplicações móveis inovadoras que tenham impacto global.

São oito as categorias do concurso, e os vencedores vão ser revelados na primeira semana de março.

A representar Portugal estão cinco aplicações em cinco categorias distintas.

Na categoria de Inclusion & Empowerment, a Paxvoice é uma app que permite medir a opinião pública em tempo real. Disponível gratuitamente para iOS e Android, foi desenvolvida por João Valentim, Rodrigo Silva e Tarcísio Pontes, em parceria com a plataforma Lusídeias, da Compta. Oferece a todos os utilizadores dados estatísticos de opinião pública relativamente a assuntos da atualidade (assunto, produto ou opinião) em real time, proporcionando uma experiência interativa mais rica, com dados por idade, género e localização. Está integrada com o Facebook e Twitter. Tem como mote ‘Power to the People’, já que funciona como um barómetro da sociedade.

Na categoria de Learning & Education, a app Biolab assume-se como um laboratório interativo virtual de biologia para iPad. Criado pela Digital Species, permite aos utilizadores uma experiência imersiva, utilizando na íntegra um microscópio interativo com amostras em 3 ampliações diferentes e experiências executadas como num laboratório físico. Permite aos professores e alunos a utilização de um laboratório de biologia onde quer que estejam, sem necessidade de ter todos os materiais específicos.

Na categoria Culture & Tourism, a app Zarco permite que qualquer pessoa seja um guia na sua própria cidade, proporcionando experiências únicas e personalizadas aos viajantes. Através dela, os turistas podem reservar um parceiro de viagem local, de forma simples e intuitiva, para lhes mostrar a cidade, consoante as suas áreas de interesse (música, arquitetura, história, etc). Foi desenvolvida por uma startup com o mesmo nome, no âmbito do Vodafone Power Lab.

Na categoria Environment & Green Energy, a EDP Re:dy  é uma app comercializada pela EDP Comercial que permite ao utilizador ligar-se à sua casa e controlar os seus equipamentos, onde e quando quiser. Através dela, é possível controlar a energia solar, o consumo da casa e controlar e programas os equipamentos, permitindo uma gestão eficiente da energia. Assume-se como um gestor de energia para casas inteligentes.

Por fim, na categoria Business & Commerce, a MB Way é uma solução interbancária desenvolvida pela SIBS SGPS que permite fazer compras online ou físicas e transferências imediatas através de smartphone ou tablet. Para tal, basta aderir ao serviço através do Multibanco ou no homebanking, associando um cartão bancário ao número de telemóvel e definindo um PIN MB WAY e descarregar a app. Está disponível em 14 bancos.

Não é a primeira vez que portugueses vêm as suas apps a serem premiadas. Na edição de 2014 do WSA-mobile, duas apps nacionais – ‘Mobizy’ e ‘ColorAdd’ – foram distinguidas nos Emirados Árabes Unidos como vencedoras entre mais de 500 aplicações nas oito categorias a concurso: nas categorias de Business & Commerce e  Inclusion & Empowerment.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.