[weglot_switcher]

OPA do CaixaBank ao BPI: Amanhã é o dia D

Prazo de aprovação da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela entidade espanhola sobre a totalidade do capital do banco português finalizou esta quarta-feira, escreve o online económico Expansiòn.
  • Albert Gea/Reuters
7 Fevereiro 2017, 16h13

Os resultados da operação, autorizada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a 16 de janeiro, serão publicados amanhã, quarta-feira, de acordo com informação avançada pelo online económico Expansiòn.

Tal como refere este site de economia espanhol, o CaixaBank “já tem em mãos 45% do capital do banco, o quinto maior de Portugal e ofereceu um preço por ação de 1,134 euros, pelo que o desembolso total que deve ser atingido por esta OPA, rondaria os 900 milhões de euros, no caso de todos os accionistas aceitarem esta operação”.

De acordo com o Expansiòn, até ao momento, o único accionista que tem manifestado a intenção de não aceitar a oferta é o grupo luso Violas Ferreira, que conta com uma posição próxima de 2,7% do capital do banco.

Além do CaixaBank, os outros grandes accionistas do BPI são a empresária angolana Isabel dos Santos, com 18,6% do capital e a seguradora alemã Allianz, com perto de 8,4%.

O Expansiòn escreve que o CaixaBank prevê reduzir a equipa do BPI em 900 trabalhadores nos próximos três anos e encerrar meia centena de balcões já este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.