[weglot_switcher]

Operação ‘VOO Rasante’. PJ detém sete indivíduos com certificados falsos de Covid-19 (com áudio)

Operação decorreu no aeroporto Humberto Delgado, onde sete passageiros foram detidos já nas portas de embarque na posse de comprovativos de resultados negativos falsos à Covid-19.
17 Janeiro 2022, 12h02

A Polícia Judiciária (PJ) através da da Unidade Nacional de Combate à Corrupção deteve sete passageiros no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por posse de comprovativos de resultados negativos falsos à Covid-19, informou a PJ em comunicado esta segunda-feira, 17 de janeiro.

As três mulheres e quatro homens, com idades compreendidas entre 26 e 36 anos foram detidos já nas portas de embarque, numa altura em que já se preparavam para apanhar um voo para outro país dentro do espaço europeu, tendo já sido sujeitos a um primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

“Nesta fase da investigação, impõe-se a necessidade de proceder à recolha de elementos probatórios que infiram sobre os factos em causa, uma vez que importa manter uma estratégia robusta de testagem, aspeto essencial da prevenção da propagação e resposta à pandemia de Covid-19, permitindo a deteção precoce de indivíduos potencialmente infetados”, pode ler-se no comunicado.

A PJ alerta para o facto desta prática colocar em causa a confiança nos testes à Covid-19, gerando assim “insegurança nos operadores e no cidadão comum, inviabiliza a adoção das medidas adequadas à contenção da propagação e, suscitando a dúvida sobre a autenticidade dos comprovativos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.