[weglot_switcher]

Operador de rede dstelecom lança novo serviço dirigido a zonas de baixa densidade populacional

A ideia da dstelecom é permitir que as populações das zonas de baixa densidade populacional tenham a mesma qualidade de serviço e diversidade de oferta que as populações residentes nas zonas urbanas.
  • ST001119
8 Fevereiro 2022, 13h04

Foi uma oportunidade de mercado detetada em pleno contexto de pandemia de Covid-19. A dstelecom – unidade do grupo DST, que pretende adquirir com a Efacec – apercebeu-se que os cidadãos que vivem em zonas de baixa densidade populacional estavam a sentir mais dificuldades no processo de adesão aos serviços de fibra ótica e avançou para um investimento de meio milhão de euros num novo serviço de telecomunicações, que “vai permitir aos utilizadores aderir exclusivamente online aos serviços de fibra ótica comercializados por vários operadores nacionais”. É a primeira do seu género.

“Verificamos que houve uma grande deslocação de pessoas para o interior do país e mesmo para locais mais remotos durante a pandemia, o que obrigou a uma maior procura por serviços de banda larga (…) Este marketplace vai promover e potenciar o acesso a serviços de banda larga e permitir que as populações das zonas de baixa densidade populacional tenham a mesma qualidade de serviço e diversidade de oferta que as populações residentes nas zonas urbanas”, indica Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, num comunicado enviado hoje às redações.

Em última análise, reforça Ricardo Salgado, o projeto pode contribuir “para a igualdade social e para a redução das assimetrias regionais, evitando o êxodo rural e até suportando a atração de investimento e pessoas para estes territórios”.

A plataforma GetOn permitirá aos utilizadores verificarem a cobertura de rede de fibra na sua morada, consultar ofertas de vários operadores, aderir online ao serviço e consultar, em tempo real, o estado dos pedidos. De acordo com a dstelecom, o conceito da GetOn “despertou o interesse de operadores internacionais, havendo já contactos para estudar a possibilidade de alargar a plataforma a outras geografias”.

A dstelecom já garante uma infraestrutura de rede que cobre mais de 550 mil famílias em Portugal, distribuídas por mais de um terço do território nacional. Até ao final do corrente ano a empresa espera chegar às famílias de 130 concelhos. A empresa é também “o operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.