A importação automóvel é um tema ainda algo controverso no setor automóvel, uns estão contra, outros a favor. Porém, é certo que tem vindo a ser desmistificado e que o crescimento deste mercado é notável.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2021, a importação de ligeiros usados representava 49,5% dos matriculados. Em 2022, deu-se um aumento significativo dessa percentagem, passando para 67,1%, que se traduziu na importação de 104 908 mil veículos. Apesar desta evolução, ainda são muitas as dúvidas que surgem à volta da importação de automóveis.

Embora atualmente já existam opções de compra de carros importados em stands para aqueles que preferem a compra presencial, também é possível adquiri-los de forma mais “remota”, sem necessariamente dirigir-se exclusivamente a um stand ou concessionário para escolher pessoalmente o veículo – o que pode causar algum receio.

Se for devidamente acompanhado por profissionais, o processo de compra de forma virtual é a opção mais vantajosa oferecendo conveniência e facilidade. Para além de poder pesquisar e comparar uma ampla variedade de opções no conforto da sua casa, economiza tempo e esforço. Esta opção também permite acesso a um mercado global, com modelos exclusivos e informações transparentes.

Infelizmente são conhecidos alguns casos de fraude, em que alguém faz-se passar por um vendedor que traz viaturas do estrangeiro, com o intuito de roubar dinheiro à vítima. Em 2020, uma mulher foi uma das várias pessoas que passou por este esquema, acabando por pagar 67 mil euros por um carro que nunca chegou a ter nas suas mãos. O sujeito que se fez passar por vendedor apresentava-lhe documentos falsificados para a convencer de que a importação estava a ser agilizada.

Para evitar essa situação, antes de avançar com a compra de um veículo importado, procure sempre aconselhar-se junto de quem sabe e conhece bem como funciona este tipo de transações. Uma empresa especializada neste mercado pode ser o conselheiro e intermediário perfeito para a aquisição do seu novo automóvel. Para além da segurança e confiança que concedem, podem ajudá-lo a poupar milhares de euros. E isso não é mito!

A adulteração de quilómetros é outra das preocupações dos consumidores. É verdade que esta já foi uma prática de muitos stands e vendedores particulares. Contudo, é cada vez mais difícil alterar o contador, devido à tecnologia usada nos sistemas de quilometragem dos carros mais recentes. Hoje em dia, já existem várias ferramentas digitais que nos permitem saber a quilometragem real do carro para evitar surpresas, algumas delas são a carvertical ou o site autoDNA.

Ainda assim, é importante reforçar a importância de pedir auxílio a profissionais especializados neste setor; são eles que se responsabilizam por verificar todos os elementos, antes de importar qualquer viatura.

A importação de automóveis é sempre uma opção financeiramente mais vantajosa em comparação com a compra de um veículo prontamente disponível. É crucial estar devidamente informado sobre as regras, regulamentações e impostos de cada país, sendo que o processo de importação de carros envolve a alteração de documentos, licenças, matrícula e outros aspetos burocráticos. Portanto, é essencial não seguir por esse caminho sozinho.

Muitas vezes acredita-se, igualmente, no mito de que viaturas importadas perdem valor de revenda apenas por virem do estrangeiro. A depreciação de um automóvel traduz-se nas suas condições e características; a quilometragem, o modelo, a idade e as marcas de uso são fatores com um peso muito superior ao do seu país de origem na definição do valor de um veículo.

Se está a pensar em adquirir uma viatura importada, é fulcral que se informe previamente sobre todo o processo e que tenha em conta as leis, regulamentações e despesas envolvidas. Embora seja um procedimento um pouco demorado e burocrático, pode ser-lhe muito facilitado com a ajuda de profissionais especializados neste mercado que agilizam a importação do seu automóvel, poupando-lhe milhares de euros.