[weglot_switcher]

PAN defende suspensão das largadas de touros em todo o território nacional

O projecto de resolução sucede a morte de um jovem de 16 anos colhido por um touro na Moita. Para o PAN, o Governo não pode continuar a ignorar “o perigo desta atividade”.
1 Junho 2022, 10h00

O PAN deu entrada de um projeto de resolução onde recomenda as largadas de touros em todo o território nacional, uma semana depois de um rapaz de 16 anos ter morrido ao ter sido colhido por um touro na Moita, Setúbal.

“Nos últimos anos, as largadas de touros são responsáveis por um número bastante significativo de vítimas mortais e feridos graves, principalmente as que se realizam de madrugada, sem que ninguém assuma responsabilidade pelos acidentes e danos materiais que delas resultam”, aponta o partido liderado por Inês de Sousa Real no projeto de resolução nº71/XV/1.ª.

No documento o PAN recorda que “na madrugada do passado domingo, 22 de maio, cerca das 2 horas da manhã, um jovem de apenas 15 anos morreu tragicamente numa largada de touros realizada no centro da Moita durante a “Feira de Maio”, iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal da Moita”.

“Ainda este ano, no início do mês de maio, uma largada de touros em Samora Correia terminou com tiros e facadas entre os participantes. No recinto estavam milhares de pessoas, incluindo várias crianças e jovens, tendo 2 pessoas sido feridas pelos disparos”, lembra o partido.

Relativamente à regulamentação, o PAN destaca que “ao contrário dos espetáculos tauromáquicos, as largadas de touros não têm qualquer regulamentação, que limite o acesso a esta atividade ou que determine as condições que devem ser observadas”.

Assim sendo, na perspetiva do PAN, impõem-se que o “Estado não continue a ignorar o perigo que esta atividade reveste também para as pessoas e que tome medidas no sentido de evitar que continuem a morrer pessoas e animais por conta desta atividade ou que dela resultem inúmeros feridos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.