[weglot_switcher]

PAN Madeira apresenta medidas para atenuar alterações climáticas

Entre as medidas que constarão do programa eleitoral do PAN Madeira estará uma maior plantação de “árvores e adoção de plantas nativas assim como bonificar as pessoas que mantenham arvoredo nos seus terrenos”.
23 Agosto 2023, 08h53

O PAN Madeira apresentou um conjunto de medidas, com o objetivo de atenuar as alterações climáticas, que estarão incluídas no programa eleitoral da força partidária para as eleições regionais da Madeira, marcadas para 24 de setembro.

Entre as medidas propostas pelo PAN Madeira está “uma maior sensibilização da população” para as alterações climáticas, e também o “devido acompanhamento e fiscalização das entidades competentes, nomeadamente a nível camarário e do Instituto das Florestas”.

A força partidária defende a “regulamentação pelos Municípios do abate das árvores, a penalização do envenenamento das mesmas, a fiscalização sobre os gastos de água em terrenos privados com grandes áreas verdes e a preservação dos terrenos agrícolas”.

No programa eleitoral do PAN Madeira será defendida uma maior plantação de “árvores e adoção de plantas nativas assim como bonificar as pessoas que mantenham arvoredo nos seus terrenos”, e relativamente à prevenção dos incêndios um “maior controlo dos eucaliptos, enquanto planta invasora pois os mesmos são altamente inflamáveis”.

O PAN Madeira mostrou também a sua preocupação com os fenómenos climáticos extremos, referindo-se às subidas de temperatura.

“Isto porque estas ondas intensas de calor, além dos riscos e propensão para os incêndios, ainda traz uma série de consequências para a saúde, quer para as pessoas mais idosas quer para os animais, colocando ainda em risco a produtividade e qualidade do cultivo”, diz o PAN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.