[weglot_switcher]

PAN pede ao Governo divulgação da lista de beneficiários de vistos gold russos e bielorrussos

O PAN deu entrada no Parlamento de uma proposta que pretende a divulgação da listagem de beneficiários de vistos gold russos e bielorrussos.
11 Março 2022, 16h47

O PAN pediu ao Governo que divulgasse a lista de beneficiários de vistos gold russos e bielorrussos num momento em que a Rússia continua a acumular sanções pela sua invasão à Ucrânia.

O pedido do partido liderado por Inês de Sousa Real surge depois de o Governo ter decidido suspender os vistos gold para cidadãos russos a 26 de fevereiro.

Em comunicado o PAN sublinha que “deu hoje entrada de um requerimento junto do Governo solicitando a divulgação da listagem de beneficiários de vistos gold russos e bielorrussos e o alargamento aos cidadãos bielorrussos do processo de suspensão cautelar do processamento e análise de quaisquer pedidos de vistos gold”.

O PAN lembra que “entre 2012 e 2022, pelo menos 439 vistos gold foram atribuídos a pessoas de nacionalidade russa e bielorussa” e como tal o partido pede ao Governo que “não só divulgue à Assembleia da República, de forma desagregada, os nomes desses beneficiários, mas também qual o âmbito do investimento realizado e quais os casos em que houve também reagrupamento familiar ou posterior pedido de residência”.

Na perspetiva do partido de Inês de Sousa Real “o Governo deve ainda iniciar com caráter de urgência um processo de revisão do programa dos vistos gold, que resulte na introdução de alterações ao mesmo, em linha com as recentes recomendações da Comissão Europeia sobre esta matéria”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.