[weglot_switcher]

PCP considera que programa eólico offshore vai provocar aumento do preço da eletricidade

Para o PCP “o programa eólico offshore que o Governo anunciou, tal como está, não serve o interesse nacional, contribui para agravar o conjunto dos défices nacionais”.
2 Junho 2023, 10h58

O Partido Comunista Português (PCP) deu entrada com um projeto de resolução em que recomenda a subordinação da produção de eletricidade em eólica offshore às prioridades nacionais.

Na proposta, os comunistas recordam que “decorreu um processo formal de Audição Pública destinado a legitimar uma “proposta preliminar das áreas especializadas e dos pontos para a ligação à Rede Nacional de Transporte de Eletricidade”.

“Trata-se de um programa de investimento de cerca de 30 mil milhões de euros, que implicará certamente uma enorme subsidiação pública, significando um aumento de 33,3 vezes da potencia eólica instalada offshore face ao que está previsto no PNEC 2030”, refere o partido liderado por Paulo Raimundo.

Na perspectiva do PCP “o programa eólico offshore que o Governo anunciou, tal como está, não serve o interesse nacional, contribui para agravar o conjunto dos défices nacionais, designadamente o alimentar, e pode provocar um ainda maior aumento do preço da eletricidade em Portugal”.

Como tal, o partido defende que “as necessidades de aumentar a capacidade nacional de produção de energia, não são mais estratégicas que a necessidade de aumentar a produção nacional de alimentos”.

“Nesse sentido a produção de eletricidade em eólica offshore tem de estar subordinada ao conjunto das prioridades nacionais”, frisa o partido.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.