[weglot_switcher]

Pedidos de ajuda financeira subiram 47% em Lisboa no primeiro trimestre do ano

Os pedidos de crédito pessoal, incluindo o automóvel, cresceram 41% no primeiro trimestre de 2023, seguindo-se os créditos habitação (40%) e o crédito consolidado (21%).
27 Abril 2023, 10h49

Os portugueses voltaram a recorrer aos créditos como ajuda financeira. De acordo com dados da Gestlifes, uma intermediadora de crédito, os pedidos de crédito aumentaram 47% na zona de Lisboa entre janeiro e março de 2023 quando comparado com o trimestre anterior.

Esta tendência é transversal a outras cidades portuguesas. Por exemplo, Porto, Vila Nova de Gaia, Almada, Braga e Coimbra viram um aumento de 20% nos primeiros três meses do ano. Mas Almada foi a cidade portuguesa que viu o maior aumento de pedido de crédito, revelando um crescimento de 62% no primeiro trimestre.

Na análise da Gestlifes estão incluídos todos os tipos de crédito (pessoal, automóvel, consolidado e habitação). Os pedidos de crédito pessoal, incluindo o automóvel, cresceram 41% no período em análise, seguindo-se os créditos habitação (40%) e o crédito consolidado (21%).

Apesar do aumento dos pedidos de ajudas financeiras, também as recusas de crédito subiram no mesmo período devido à atual conjuntura económica. “O acesso a crédito tem vindo a tornar-se mais difícil devido ao momento atual, sendo os principais motivos de recusa dos pedidos, a taxa de esforço elevada, instabilidade profissional e incidentes bancários”, sustenta João Pereira, CEO da Gestlifes, em comunicado.

Os pedidos de cidadãos que vivem em casas de familiares aumentaram 16% e dos que arrendam imóvel subiram 25% nos primeiros três meses do ano.

A Gestlifes indica que os créditos entre os 751 e 800 euros foram os que mais aumentaram, na ordem dos 50% no primeiro trimestre, seguindo-se um aumento de 29% nos entre os 901 e mil euros, 27% entre os 2.001 e três mil euros, 25% entre 801 e 900 euros e 8% os entre 1.001 e 1.500 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.