Pelo menos 43 mortos em confrontos entre grupos armados na República Democrática do Congo

Pelo menos 43 pessoas, muitas delas mulheres e crianças, foram mortas em confrontos entre grupos armados na província do Kivu Sul, na República Democrática do Congo (RDC), denunciou hoje o coordenador de grupos cívicos locais.

REUTERS/Robert Carrubba

Andre Byadunia disse à Associated Press (AP) que pelo menos outras 40 pessoas desapareceram depois de membros de um grupo armado, denominado Ngumino, terem atacado a aldeia de Kipupu, na quinta-feira, quando eram perseguidos pelo grupo rebelde Mai Mai.

O coordenador dos grupos cívicos do Kivu Sul afirmou que, desde que se iniciaram os confrontos entre os dois grupos armados, quinta-feira, foram incendiadas casas em outras aldeias ao longo do caminho.

Os ataques a várias aldeias foram confirmados por um porta-voz do exército, Dieudonne Kasereka, que assegurou estar tudo a ser feito para proteger os civis.

Nas províncias do Leste da RDCongo existem vários grupos armados que se envolvem frequentemente em confrontos, numa disputa pelo poder nesta rica região mineira.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Governo espanhol elimina IVA nos produtos alimentares, mas preços continuam a subir

Alimentos como o pão, queijo e ovos ficaram isentos de IVA, mas o governo espanhol já admitiu que a inflação do preços dos alimentos vai continuar a subir.

Migrações: Navio dos Médicos Sem Fronteiras resgata 190 migrantes no Mediterrâneo central

Após um alerta da AlarmPhone, a rede de ativistas que recebe informações sobre migrantes em dificuldade, o navio Geo Barents deslocou-se para a zona onde já tinha chegado o navio humanitário Louis Michel, financiado pelo artista urbano britânico Banksy, que distribuiu coletes salva-vidas aos migrantes.
Comentários