[weglot_switcher]

‘Penelopegate’: François Fillon pode vir a anunciar desistência das presidenciais em França

Segundo a imprensa francesa, François Fillon foi convocado pelo Ministério Público para prestar declarações depois de ter sido acusado de fraude fiscal, no escândalo ‘PenelopeGate’, que envolve a sua mulher e o uso indevido de dinheiros públicos.
  • Pascal Rossignol/REUTERS
1 Março 2017, 10h22

O candidato de direita francês, François Fillon, pode vir a desistir da corrida às presidenciais. François Fillon marcou uma conferência de imprensa ao meio-dia (11h00 em Lisboa), depois de ter adiado a visita que tinha marcado esta quarta-feira à Feira de Agricultura de Paris.

Segundo a imprensa francesa, François Fillon foi convocado pelo Ministério Público para prestar declarações depois de ter sido acusado de fraude fiscal, no escândalo ‘PenelopeGate’, que envolve a sua mulher e o uso indevido de dinheiros públicos. Entre 1998 e 2012, Penelope Fillon terá sido contratada mais do que uma vez como assistente parlamentar do marido. Acontece que o cargo para o qual foi indicada nunca foi ocupado e os 500 mil euros brutos recebidos durante esses oito pela mulher do candidato foram destinados a pagar um “emprego fictício”.

O casal Fillon terá recebido uma notificação prévia para depor no âmbito do processo em que está envolvido. François e Penelope Fillon serão ouvidos a 15 e 18 de março, respetivamente, avança o jornal francês Le Figaro.

A poucos meses da primeira volta às presidenciais francesas, o ‘Penelopegate’ vem baralhar as previsões eleitorais em França. Alguns jornais franceses falam na possibilidade de passagem de testemunho de François Fillon para o republicano Alain Juppé.

Ao início da manhã, foi avançado pelo jornal online francês ‘Mediapart’ que a mulher de François Fillon havia sido detida, uma informação que já foi entretanto desmentida.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.