[weglot_switcher]

Península Ibérica: Lisboa é a cidade onde se perde mais tempo no trânsito

Em média, os lisboetas perdem 40 minutos no trânsito por dia, o que se pode traduzir, em termos anuais, em cerca de seis dias e meio perdidos. O ranking das cidades mais congestionadas é liderado pela Cidade do México, onde ao fim de um ano, as pessoas podem ter esperado mais de uma semana em engarrafamentos.
  • Gleb Garanich/REUTERS
22 Fevereiro 2017, 11h49

A capital portuguesa é a cidade da Península Ibérica com maiores congestionamentos de trânsito. A conclusão é de um estudo da TomTom, a empresa de mapeamento e navegação holandesa, que indica que, em média, os lisboetas perdem 40 minutos no trânsito por dia, o que em termos anuais representa cerca de seis dias e meio (154 horas) perdidos em filas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Tráfego Global Anual colocou Portugal no topo da tabela, com os condutores a terem de esperar uma média de 36% de tempo extra presos no trânsito para circular por Lisboa, mais 5% do que o que se havia registado o ano passado. Os níveis de congestionamento da capital ultrapassam os de cidades como Madrid (25%), Barcelona (31%), Palma de Maiorca (29%) ou Granada (26%).

À semelhança do que aconteceu em Lisboa, o Porto também registou um aumento do congestionamento face ao ano anterior — cerca de 4% —, sendo que ao tempo média de deslocação se podem adicionar mais 27% de tempo perdido em filas de trânsito. Se conduzir no Porto é bem provável que tenha de esperar, em média, 31 minutos diários no trânsito. O número pode traduzir-se em 118 horas de tempo gasto em deslocações anualmente.

Nas duas maiores cidades portuguesas, é ao final da tarde (entre as 18h00 e as 19h00) que se regista o período de maior congestionamento, sobretudo às sextas-feiras. O estudo mostra ainda que os níveis de congestionamento nas autoestradas são menores do que os restantes itinerários.

Pela primeira vez, o estudo aborda abrange também três novas cidades portuguesas: Braga (17%), Coimbra (17%) e Funchal (19%). Em Braga, os condutores podem ter de esperar passar em média 17 minutos por dia no trânsito (57 horas por ano), em Coimbra 15 minutos por dia (57 horas anuais) e no Funchal, uma média de 20 minutos por dia (76 horas por ano).

A Cidade do México lidera o ranking da TomTom, ao ser apontada como a cidade com mais trânsito à escala mundial. Com um nível de congestionamento de 66% — que pode chegar aos 101% na hora de ponta do final do dia —, o que representa até 227 horas (mais de uma semana) de tempo extra perdido pelos condutores em deslocações anualmente.

Seguem-se Banguecoque (61%), Jakarta (58%), Chongqing (52%) e Bucareste (50%), que completam o Top 5 das cidades mais congestionadas do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.