[weglot_switcher]

Pensionistas vão ter aumento de pelo menos 10 euros

A informação foi transmitida pelo líder parlamentar do PCP, João Oliveira. Resta saber se a subida acontecerá logo no início do próximo ano e se será feita por pensionistas ou por pensão.
  • Cristina Bernardo
10 Outubro 2017, 08h11

O líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, disse que o Governo aceitou a proposta do seu partido que prevê que os pensionistas tenham um aumento de pelo menos 10 euros.

A informação foi transmitida durante uma entrevista ao Jornal de Negócios, que é divulgada na edição desta terça-feira. “O Governo já admitiu o aumento mínimo de 10 euros para todos os pensionistas”, garantiu ao matutino, acrescentando que o Executivo ainda tem de “analisar os termos em que isso pode ser feito, se é logo em janeiro ou não, se é por pensionistas ou por pensão”.

A subida em causa será influenciada pelo valor da inflação, no final deste ano. Dependendo de se for de 1,2% ou de 1,3% a base mínima desses 10 euros deverá beneficiar pensões até 588 euros ou 555 euros mensais, conforme assinala a mesma publicação.

Na semana passada, o primeiro-ministro revelou que as pensões mais baixas iriam ter um aumento acima da inflação no próximo ano. O anúncio de António Costa, no debate quinzenal na Assembleia da República, representa um aumento das pensões até 840 euros, em alternativa a um aumento extraordinário.

“Como este ano vamos crescer significativamente acima dos 2%, significa, que pela aplicação da forma da lei, as pensões não vão ser só atualizadas até aos dois Indexantes de Apoios Sociais (IAS).  Todas vão ser atualizadas e as de mais baixo valor vão ter um aumento”, garantiu o chefe do Governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.