[weglot_switcher]

Pentágono adjudica negócio polémico de 9 mil milhões de euros à Microsoft

A Amazon, apontada como favorita ao negócio da ‘cloud’ de 10 mil milhões de dólares do Departamento de Defesa dos EUA, considera-se surpreendida com a decisão e promete reagir.
26 Outubro 2019, 14h23

O Pentágono anunciou a adjudicação à Microsoft de um contrato de 10 mil milhões de dólares, o equivalente a nove mil milhões de euros. Para trás ficou a Amazon que desde o início do concurso se posicionou como favorita, avança a agência de notícias Bloomberg.

O mega-projeto Joint Enterprise Defense Infrastructure, também conhecido pela sigla JED, teve o condão de colocar os gigantes tecnológicos Microsoft, Amazon, Oracle e IBM uns contra os outros e mereceu o interesse do Presidente dos Estados Unidos.

Em agosto, lembra a Bloomberg, Donald Trump disse que ia olhar para a oferta da Amazon, liderada por Jeff Bezos, também dono do jornal Washington Post, que criticou por diversas vezes, o que coloca agora interrogações sobre um possível envolvimento do Presidente na decisão.

Segundo a Bloomberg, o Pentágono afirmou, em comunicado, que a escolha foi conduzida de forma justa e legal. A Microsoft ainda não comentou a decisão. E a Amazon mostrou-se “surpreendida”, adiantando que está a equacionar formas de reagir.

O contrato na área da ‘cloud computing’ insere-se no projeto de modernização digital profunda que o Pentágono vai levar a cabo nos próximos tempos, com o objetivo de se tornar tecnologicamente mais ágil. Um dos propósitos é proporcionar melhor acesso a dados em lugares remotos e campos de batalha.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.