PIB subiu 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia no primeiro trimestre do ano

Face ao mesmo trimestre de 2021, registou-se um crescimento de 5% na zona euro e 5,2% na União Europeia.

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), em comparação com o trimestre anterior (0,3% e 0,5%, respetivamente) de acordo com uma estimativa rápida divulgada pelo gabinete de estatística da UE, Eurostat, esta sexta-feira, 29 de abril.

Face ao mesmo trimestre de 2021, registou-se um crescimento de 5% na zona euro e 5,2% na União Europeia, sendo que no trimestre anterior tinha sido verificado um aumento de 4,7% na zona euro e 4,9% na UE.

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis para o primeiro trimestre de 2022, Portugal (2,6%) registou o aumento mais elevado em comparação com o trimestre anterior, seguido da Áustria (2,5%) e Letónia (+2,1%).

Em sentido oposto, verificaram-se descidas na Suécia (0,4%) e Itália (-0,2%), com as taxas de crescimento homólogas a serem positivas para todos os países.

Recomendadas

EUA. Fed mantém em aberto subidas consecutivas de 50 pontos base

A Reserva Federal mostra-se preparada para mais subidas na ordem dos 50 pontos base, como ocorreu em maio, e reconhece que uma política monetária restritiva poderá ser necessária para conter a inflação, que se mantém perto dos máximos de 1981 registados em março.

CCDR reconduz vice-presidente da Comissão Arco Atlântico

A Comissão Arco Atlântico tem como principal objetivo promover, através da cooperação inter-regional, o desenvolvimento das regiões que a integram (Irlanda, França, Espanha e Portugal). Teresa Almeida, foi reconduzida no cargo de Vice-presidente.

IRS Jovem passa a abranger doutorados até aos 30 anos

Os deputados disseram “sim” à proposta de alteração do PS que muda o IRS Jovem, alargando o seu potencial relativamente aos doutorados.
Comentários