[weglot_switcher]

PJ suspeita que criança desaparecida em Peniche terá sido morta em casa

O corpo da criança foi hoje encontrado num descampado, perto de um eucaliptal, tapado por arbustos. O pai e a madrasta de Valentina Fonseca, de 9 anos, já se encontram detidos por suspeitas de envolvimento na morte.
  • Cristina Bernardo
10 Maio 2020, 18h22

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita que a criança que estava desaparecida em Peniche foi morta na casa em que estava a ficar com o pai e a madrasta na quarta-feira passada, 6 de maio.

O cadáver de Valentina Fonseca, de 9 anos, foi hoje encontrado pelas autoridades em Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria, depois de ter sido dada como desaparecida na manhã de quinta-feira, 7 de maio.

O pai e a madrasta da criança já se encontram detidos por suspeitas de envolvimento na morte da criança de nove anos desaparecida em Peniche, segundo avançou a PJ à Lusa.

O corpo da criança foi hoje encontrado num descampado, perto de um eucaliptal, tapado por arbustos, numa investigação que envolveu 600 agentes da proteção civil, mas também escuteiros, de acordo com o comandante dos bombeiros de Peniche, José Rodrigues. Durante a operação de busca foram percorridos quatro mil hectares.

Em conferência de imprensa, a Policia Judiciária revelou ainda que não está determinada a causa de morte da criança, segundo  António Jordão desta força que também adiantou que Valentina Fonseca “não estava referenciada pela comissão de proteção de menores”.

Foram percorridos 4 mil hectares nas operações de busca. “O sentido de busca foi feito aumentando o raio de ação”, revelou o capitão Diogo Morgado da GNR de Leiria.

Durante os dias de investigação, foram recebidas diversas informações sobre o paradeiro da criança, inclusive da parte do pai. “Houve sempre informações que foram sempre passadas não só pelo pai da menor, mas por outros cidadãos e familiares, e essas informações foram sempre recolhidas e tratadas por nós com a Polícia Judiciária”, afirmou o capitão Diogo Morgado da GNR de Leiria. “Todas as pistas eram analisadas de igual forma, não descartámos nenhuma”, garantiu.

As buscas foram levadas a cabo pelo Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana na freguesia de Atouguia da Baleia, onde reside a família da menina.

Em 2018, a criança tinha desaparecido de uma outra casa onde a família residia no concelho de Peniche, tendo sido encontrada depois pelas autoridades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.