[weglot_switcher]

Plano de reativação do Turismo mantém objetivos da ‘Estratégia Turismo 2027’

“Temos condições de voltar à nossa rota de crescimento. Apresentamos hoje um plano que não assenta em reformas estruturais do sector, mas que visa acelerar a competitividade do nosso sector”, afirmou a secretária de Estado, Rita Marques, na apresentação do ‘Plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro’ para o turismo.
21 Maio 2021, 10h11

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, anunciou esta sexta-feira que o ‘Plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro’ não “assenta em reformas estruturais do sector”  do turismo, mantendo-se válidos os objetivos definidos pela ‘Estratégia Turismo 2027’.

“Acreditamos que a estratégia que gizamos para o sector – gizada há uns anos – se mantém coerente e oportuna. Temos condições para a acreditar que todos os objetivos que atingimos até então podem ser reforçados e temos a ambição de concretizar em 2027 o nível de receitas turísticas que perspetivamos atingir já há uns anos”, afirmou Rita Marques apresentação do ‘Plano Reativar o Futuro, Construir o Futuro’, que pretende acelerar a recuperação e o relançamento do sector do turismo como área-chave da economia nacional.

A governante garantiu que, embora não promova alterações de fundo no sector, o plano de apoio à retoma do turismo é “simbólico” e representa um “virar de página”, tendo em conta o contexto pandémico. Face aos efeitos da pandemia no sector, o Governo apoiou as empresas com cerca de 2,6 mil milhões de euros, segundo Rita Marques.

Contudo, a secretária de Estado considerou o valor insuficiente , tendo em conta o impacto da pandemia. Daí, explicou, a necessidade de um plano de aceleração da recuperação do turismo. Mas, assegurou que a notoriedade e projeção internacional de Portugal permanecem “intactas”, sublinhou que o Governo acredita que há condições para manter o plano traçado para o turismo na ‘Estratégia 2027’.

“Temos condições de voltar à nossa rota de crescimento. Nessa perspetiva apresentamos hoje um plano que não assenta em reformas estruturais do sector, que basicamente visa acelerar a competitividade do nosso sector, garantindo que possamos juntos alcançar as métricas que nos propusemos a atingir, devidamente plasmadas na Estratégia Turismo 2027”, concluiu.

O Governo esteve a trabalhar, nas últimas semanas, num plano para reativar o turismo. Mantendo o espírito da ‘Estratégia Turismo 2027′, o principal objetivo  do plano apresentado hoje é garantir o alcance da meta definida em 2017: registar receitas superiores a 27 mil milhões de euros no sector do turismo, em 2027. Depois de um ano fortemente afetado pela pandemia, e com a retoma a iniciar-se este ano, o Executivo tem disponíveis seis mil milhões de euros para investir no .’Plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.