[weglot_switcher]

Plantações de cacau podem desaparecer até 2050

Investigadores estão a estudar a possibilidade de criar plantas de cacau geneticamente modificadas, capazes de sobreviver a novos cenários climáticos.
4 Janeiro 2018, 17h07

As plantações de cacau estão condenadas a desaparecer até 2050, devido a temperaturas cada vez mais quentes e climas cada vez mais secos, segundo investigadores de uma universidade norte-americana que se juntaram a uma empresa dos EUA para evitar o cenário.

Mars estabeleceu uma parceria com investigadores da universidade da Carolina, nos Estados Unidos, para impedir que as plantações de cacau sejam apenas uma memória dentro de quatro décadas.

Os investigadores estão a estudar a possibilidade de criar plantas de cacau geneticamente modificadas, capazes de sobreviver a novos cenários climáticos.

projeto é liderado por Myeong-Je Cho e se tudo correr bem a Mars, especialista na produção de doces, barras de chocolate e outras guloseimas, terá pequenas sementes de cacau capazes de se desenvolverem em climas quentes e secos.

Segundo o Fórum Mundial Economico, as plantações de cacau ocupam uma posição “precária” à volta do globo terrestre. A planta de cacau apenas se desenvolve em regiões próximas da linha do equador, aproximadamente a vinte graus norte e a sul, onde a temperatura, a chuva e a humidade permanecem relativamente constantes ao longo do ano. Mais de metade do chocolate mundial é proveniente de dois países africanos, a Costa do Marfim e o Gana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.