[weglot_switcher]

Plataforma “repudia” tourada com anões no concelho de Alcobaça

A plataforma Basta de Touradas recorda que em 2015 houve um espetáculo semelhante que estava agendado em Viana do Castelo, mas que acabou por não se realizar devido à polémica.
19 Junho 2022, 12h37

A Plataforma Basta de Touradas veio a público “repudiar” uma “tourada cómica” com anões que está agendada para este domingo na Benedita no concelho de Alcobaça.

O espetáculo de “variedade taurinas” é promovido pelos bombeiros voluntários da Benedita e inclui a participação do grupo espanhol cómico-taurino de anões “Diversiones em el Ruedo”.

A plataforma recorda que em 2015 houve um espetáculo semelhante que estava agendado em Viana do Castelo, mas que acabou por não se realizar devido à polémica.

“Agora, a tourada com anões está de volta a Alcobaça, numa altura em que este tipo de espetáculo degradante é bastante contestado em Espanha (país de origem das empresas que promovem as touradas com anões em Portugal) com o Ministério dos Direitos Sociais espanhol a admitir no ano passado a intenção de proibir definitivamente as touradas com anões pela sua desumanidade e por denegrir e humilhar as pessoas com incapacidades”, segundo a plataforma.

A plataforma exige que a Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) “apure a legalidade deste espetáculo e faça cumprir a lei”, destacando que a praça de touros desmontável “não refere a classificação etária, nem a advertência obrigatória que “o espetáculo pode ferir a suscetibilidade dos espectadores” nem qualquer referência a licenciamento por parte da IGAC, pelo que existem sérias dúvidas acerca da legalidade do mesmo”.

Simultaneamente, o espetáculo tauromáquico é promovido por uma Associação de Bombeiros Voluntários, que por razões óbvias, não tem por missão nem está habilitada a promover espetáculos tauromáquicos. Segundo o Regulamento do Espetáculo Tauromáquico (RET), “o promotor do espetáculo é a pessoa, singular ou coletiva, que tem por atividade a promoção ou organização de espetáculos tauromáquicos” pelo que, uma Associação de Bombeiros não tem legitimidade para organizar espetáculos tauromáquicos”.

Ao mesmo tempo, lançou um apelo ao “respeito pelos valores da dignidade humana e ao bom senso da Associação de Bombeiros Voluntários da Benedita, para que abdique da realização de espetáculos que, além da brutalidade e violência contra animais, contribuem para ridicularizar, denegrir e humilhar as pessoas com incapacidades”.

O ministro da Cultura já disse que este espetáculo é “atentatório à dignidade humana”, afirmou Pedro Adão e Silva citado pelo “Público”.

Por sua vez, a presidente da Associação Nacional de Displasias Ósseas disse que estes eventos perpetuam o estigma do “bobo da corte” às pessoas que têm nanismo. ““O que diriam as pessoas se se tratasse de uma tourada cómica protagonizada por pessoas com paralisia cerebral?”, questionou Inês Alves.

Por sua vez, no blogue pró-taurino Farpas, é defendido este tipo de espetáculo: “Desde sempre, os mais famosos grupos cómicos-taurinos espanhóis contaram nas suas fileiras, muitas vezes como cabeças de cartaz, com anões toureiros – que sempre desempenharam a profissão com a maior das dignidades e com o maior respeito e aplauso do público aficionado”.

“Houve, inclusivamente, dois famosos anões toureiros que integraram um dos mais célebres grupos cómico-taurinos de Espanha e que eram portugueses, naturais da cidade de Tomar. O grupo “Toronto”, já extinto, chegou mesmo a ter um grupo de forcados composto por anões – numa clara e merecida homenagem à portuguesíssima e nobre arte de pegar toiros”, pode-se ler no Farpas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.