[weglot_switcher]

Polícia alemã indica que houve “motivações terroristas” no ataque ao autocarro do Borussia Dortmund

Há já dois suspeitos referenciados, um deles foi detido pelas autoridades alemãs por suspeitas de ter estado envolvido no ataque.
12 Abril 2017, 13h30

As autoridades alemãs confirmam de que houve “motivações terroristas” no ataque desta terça-feira ao autocarro do Borussia Dortmund, que terá causado ferimentos a um jogador, momentos antes do encontro com o Mónaco, para disputarem os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Há já dois suspeitos referenciados, um deles foi detido pelas autoridades alemãs.

A polícia de Dortmund avança que foram pelo menos três os engenhos explosivos terão sido detonados junto do autocarro do Borussia Dortmund a cerca de dez quilómetros do estádio Signal Iduna Park, onde o clube ia defrontar o Mónaco, pelas 19h45 locais (18h45 em Lisboa). No local foi encontrado um quarto objeto “semelhante a um explosivo”, embora ainda não se saiba ao certo se estará ao não relacionado com as três explosões anteriores.

As explosões terão provocado estragos em várias janelas do veículo e o defesa central espanhol, Marc Bartra, que viajava no último banco do autocarro, foi atingido pelos estilhaços do vidro traseiro e teve de ser operado ao pulso direito.

Em conferência de imprensa, as autoridades dizem ter encontrado uma carta junto ao local do incidente, onde a autoria das explosões é reivindicada por radicais islâmicos, que justificam o alegado atentado como sendo uma retaliação pelas missões de reconhecimento contra o autoproclamado Estado Islâmico na Síria.

Segundo adianta a imprensa alemã, a carta encontrada começa com referência a “Alá, o clemente, o misericordioso”, e refere o atentado de dezembro num mercado de natal em Berlim. É ainda denunciado que os aviões caça Tornado alemães participam no homicídio de muçulmanos no autoproclamado Estado Islâmico e que, por isso, “desportistas e personalidades da Alemanha e de outros países da cruzada” são o alvo.

O encontro entre o Borussia Dortmund e o Mónaco para a Liga dos Campeões foi entretanto adiado para esta quarta-feira às 17h45 (16h45 em Lisboa) com segurança reforçada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.