[weglot_switcher]

Politécnico de Setúbal distingue trabalhadores docentes e não docentes, antigos alunos e Casa Ermelinda Freitas

Esta empresa vitivinícola do distrito, uma das principais parceiras do Instituto, e o treinador de futebol João de Deus são alguns dos homenageados esta quarta-feira no campus da cidade sadina.
7 Outubro 2020, 07h25

O Politécnico de Setúbal assinala esta quarta-feira, dia 7 de outubro, o dia da instituição, que marca simultaneamente a abertura do novo ano académico, homenageando ilustres filhos da instituição, reconhecendo trabalhadores docentes e não docentes que completam 20 e 30 anos ao serviço do IPS, aposentados e novos doutorados e professores especialistas, bem como parceiros.

Ana Maria Bettencourt, que esteve na origem da criação da ESE/IPS e presidiu ao Conselho Nacional de Educação (2009-2013), e Armando Pires, antigo presidente da instituição, atual vice-presidente da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE) e professor coordenador principal na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS figuram na lista dos distinguidos. O mesmo acontece com o docente recém-aposentado Joaquim Silva Ribeiro, principal responsável pela Certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade, atribuída pela A3ES, e a funcionária não docente Cristina Gonçalves, “profissional exemplar” e  de “muito elevada orientação para o serviço público” que, desde 2012, desempenha as funções de secretária da Presidência do IPS.

O mérito académico dos estudantes e diplomados com melhor desempenho será reconhecido pelo Banco Santander Totta, aicep Global Parques e jornal “Ensino Magazine”, parceiros do IPS. Já o Prémio Carreira alumniIPS, que distingue os diplomados mais bem-sucedidos no seu percurso profissional, vai ser entregue a João de Deus. O treinador adjunto do Benfica, braço direito Jorge Jesus que partilha com ele os êxitos recentes ao serviço do clube brasileiro Flamengo – seis títulos, nacionais e internacionais, em pouco mais de um ano -, é diplomado pela Escola Superior de Educação (ESE/IPS) e também será homenageado.

O diploma de Instituição Benemérita será entregue à Casa Ermelinda Freitas, parceiro do Politécnico e da região de Setúbal. Em colaboração, as duas instituições foram responsáveis pela produção de 6 mil litros de álcool gel, entregues a instituições de saúde, proteção civil, IPSS e Misericórdias, durante o pico da pandemia, bem como de donativos para o Unidos@IPS, programa de auxílio de emergência para os estudantes economicamente mais afetados pelas medidas de contenção da Covid-19.

A sessão solene terá momentos altos com a intervenção do diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz, a quem cabe a tradicional oração de sapiência. Agendada para as 15h00, a cerimónia contempla ainda as intervenções do presidente do Politécnico, Pedro Dominguinhos, da presidente do Conselho Geral, Paula Ferreira, e da vice-presidente da Associação Académica, Andreia Cardetas, podendo ser acompanhada presencialmente, por um número limitado de convidados, e online, a partir da página oficial do IPS no YouTube.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.